10 de abril de 2013

DICA - Cola, qual é a mais adequada? By Camila Borssoi

Olá Scrappers,
Hoje eu vim falar sobre colas no Scrapbooking.
Como sou professora de Scrapbook, eu vejo que as pessoas tem muita dificuldade em saber qual cola usar  em cada situação. Com o mixed midea em alta, também surge a questão do uso de material alternativo no scrap, como itens de metal e plástico, o que podemos usar para os colar?
Irei contar um pouco da minha experiência e quais colas já usei.


Para colar PAPEL NO PAPEL, eu indico as colas específicas para Scrapbook, ou seja, livre de ácido (acid free). Existe as importadas como a Aquapit e da Martha Stewart. Ambas tem a opção de bico fino, o que eu acho essencial no scrap, afinal um bico mais largo faz com que saia muita cola que, além de ser um desperdício, é mais fácil sair por baixo do papel e sujar o seu trabalho. A Aquapit possui também um saída de cola plana, que também pode facilitar na hora de espalhar pelo papel.


A Martha Stewart também possui uma cola em caneta de boa qualidade. Mas justamente por ser em formato de caneta, acaba rápido.
 
 Vale a pena adquirir para colar itens estreitos, que a cola facilmente sairia por baixo, mesmo utilizando o bico fino, como, por exemplo, títulos recortados nas máquinas de corte.

 

Também temos boas opções nacionais, como a cola da Repeteco, Mural e Toke e Crie. A minha preferida é da Repeteco porque ela possui o bico mais fino entre a três.


  Já para colar a FOTO NO PAPEL, eu indico a dupla face livre de ácido (acid free), que evita a formação de ondulações na foto, deixando ela sempre plana. Eu sempre usei a dupla face da Toke e Crie, que é  boa quando for guardar o projeto dentro de álbum, mas se o projeto fica exposto, com o tempo ela acaba perdendo a cola, principalmente se exposto ao sol. Recentemente a Toke e Crie lançou uma dupla face "extra forte", a qual ainda não tive a oportunidade de experimentar.


Para colar FITAS ou TECIDO NO PAPEL, eu uso a dupla face também. Existem modelos mais estreitos, como a "wonder tape" da Ranger, ótima para fitas mais estreitas. Também pode ser usado cola pano, mas deve-se tomar muito cuidado para a cola não marcar a fita.

Para colar BOTÕES e peças em MDF NO PAPEL, pode ser usado a cola pano ou a relevo transparente como opções mais baratas. Eu gosto muito da marca Corfix, mas há opções de diversas empresas. Para colar TRANSPARÊNCIAS, dê preferência para o relevo incolor, ele marca menos. Mas se o projeto fica exposto ao sol, pode ocorrer da peça acabar desgrudando com o tempo.


Vamos agora falar sobre as opções para colar outros itens tais como METAIS, FLORES E OUTROS ITENS (inclusive o botão, se você deseja uma cola mais forte). Existe a cola quente que é uma ótima opção, mas eu não gosto de trabalhar com ela pelo fato de eu acabar me queimando e aqueles fios que formam pode acabar danificando o projeto. Também tem a possibilidade de uso da cola de silicone frio, um pouco mais fácil de usar que a cola quente, mas ela forma o fio igual.


Uma cola muito boa é a Tacky Glue. Ela não forma fio e é resistente. De início pode ser que você precise ficar segurando o item no lugar por um tempo, mas depois de seca, é muito difícil desgrudar.


Recentemente, eu descobri outra forma de colar que tem sido a minha favorita. Fiz um curso com a Anna Dabrowska e ela contou que utiliza "Gel Medium Extra Heavy" em seus projetos grunge. Tudo que não quer colar, pode apostar nesse produto. Caso o item não queira permanecer no local, basta aquecer um pouco com o aquecedor de emboss que logo fixa. Estou usando da marca "Golden", mas existe também da marca "Amsterdam". É uma pasta, para aplicar utilize um palito de sorvete.


Espero que tenham gostado da dica, qualquer sugestão ou dúvida, deixe um comentário.
Obrigada pela Visita!

32 comentários:

  1. Adorei as dicas CAmila....agora é só escolher a melhor opção!!!

    Bjos
    BI

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo!
    Vai para a pastinha de artigos super úteis! ;)

    ResponderExcluir
  3. Essas duas últimas Camila, a Tacky glue e a Golden eu encontro fácil? Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Zazá, a Golden você encontra nesse link: http://acasadoartista.com.br/produto/detalhes/tintas-auxiliares/mediums/golden/extra-heavy-gel.html
      Já a tacky glue em lojas de scrapbook costumam ter, eu tenho uma loja e geralmente tenho as duas em estoque, são muito boas.
      Beijos.

      Excluir
    2. Tô tão por fora que achei que ainda não tinha essas coisas ótimas e práticas aqui no Brasil. Mas a Camila já matou a charada, Adri! Tá fácil, né?!
      Obrigada, Camila!

      Excluir
  4. Camila,amei o post! Obrigada por compartilhar!!!! Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e as dicas, Camila...tem tanta cola q eu nao conhecia ainda...hehe...bjsssss

    ResponderExcluir
  6. Camila, obrigada por compartilhar com a gente essas dicas...tenho sérios problemas com cola, acho que agora vou usar mais adequadamente.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei o artigo, muito bom!!
    Obrigada Camila.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Camila, o artifo ficou show! Eu tinhas várias dúvidas que foram sanadas!
    OBRIGADA!!!
    Beijo,

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas, Camila. Obrigada. Você sabe onde encontrar a cola da Amsterdam aqui em SP? Eu já procurei por toda parte. E a Golden? Onde você achou?

    ResponderExcluir
  10. qual a cola para colar o papelão

    ResponderExcluir
  11. não sei kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Oi Boa noite sou iniciante em scrapbook quero fazer um bem diferente e tenho algumas pergunta e ninguém pra me responder. 1 Posso usar caneta em gel para escrever dessas de papelaria normal? 2 posso colocar entre as paginas eva pras fotos n gruda com o tempo?. 3 posso usar qualquer fita dupla face?
    Se poderes me ajudar.
    Desde ja obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Olá meninas criativas, td bem? sou iniciante e stou adorando o mundo do scrap gostaria de saber se vcs tem uma ideia de um mini album fácil e fofinho!!! bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila trabalho com taças decoradas e gostaria de saber uma cola boa para colar precária ,extras ,já usei cola fria de silicone ,tipo bobder e pegamil ,mais em algumas taças descola qual você me endica

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oii Camila !!! Tenho uma peça em Mdf cru e quero colar um scrap colorido nela, mas não definitivamente.O que posso usar? Será que duplaface segura por algumas horas ?

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pelas dicas! Estou começando na arte e vou aproveitar cada palavra!

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas. Obrigada. Nívia Reis

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! Como faço para adquirir seu curso de scrapbook?

    ResponderExcluir
  20. Ola
    Qual a melhor cola para FOTO DIRETO NA PAREDE ?

    ResponderExcluir
  21. Qual a cola que vc indica que não queima o papel

    ResponderExcluir