04 março, 2013

ARTIGO - Como integrar memorabilia ao seu projeto de scrap?

Oláaaa!!
Td bem com vcs?

Por aqui, na correria de sempre! ;-)  Mas tuuuuuuuddooooo super bem!

Hj venho aqui com um assunto que deva interessar bastante gente visto que, como boas scrapers que somos, temos uma quedinha por embalagens, etiquetas, ingressos, folders, mapas, convites e tudo o que nos lembra de um momento maravilhoso, não é verdade?

Essa montanha de lembrancinhas que guardamos são o que chamamos de memorabilia, que pela definição da wikipedia, são semelhantes a lembranças, recordações ( latim memorable (coisas), plural de Memorabile ) são objetos estimados por suas memórias, no entanto, ao contrário de lembranças, as memorabilias são valorizadas por uma conexão a um evento. Esses itens incluem roupas,  jogos, fotografias, cartazes, ingressos, notas fiscais, cartões postais e entre outros.

Abaixo dois vídeos tutoriais bastante simples (e de estilo antigo), mas que passam algumas informações básicas sobre como tratarmos a memorabilia.

Scrapbooking Tutorial #16: Simple ideas for scrapbooking memorabilia

Scrapbooking Tutorial #15: Paper Memorabilia, Save the Memories, NOT the clutter


Basicamente ela divide a memorabilia em projetos interativos (para manuseio) e passivos (protegidos em molduras, envelopes ou folders).


Abaixo o super exemplo da Amy Tangerine que sempre inclui muita memorabilia em seus projetos! Tanto os day books como no project life dela.

Alguns exemplos de memorabilia conservada em projeto passivo (sem contato manual usual e protegido de efeitos externos).
Cápsula do tempo by Martha Stewart
  
Também podemos dividir a memorabilia em, comprada pronta (souvenirs), produzida para aquele evento (ingressos, etc) e produzidas por nós mesmas.

Alguns exemplos de memorabilia produzida para uma ocasião especial:
Delinear as mãos do bebê conforme a idade - Martha Stewart
Esse não é scrap mas... fazer uma manta com o tecido de roupinhas, mantas, etc que vc não conseguiu dar ao outros pq são carregados de memória? Aiaiaiai q fofo. Mesmo assim eu tb não teria coragem de cortar as roupinhas... ;-) - by Martha Stewart

Joias feitas com as fotos dos filhos... by Martha Stewart
Alguém já ouviu falar em Sun Printing? Com o uso dessa técnica podemos captar o negativo das roupinhas de bebê!

Quanto a memorabilia que se encontra pronta, creio que seja a quem mais possuímos, já que são o objeto de nossa coleção.
By Martha Stewart
Mini album com meinha, etiquetas, etc.

Indo um pouco mais além, dependendo do tipo de memorabilia, ela pode ficar exposta para sempre nos lembrarmos daquele evento ou adequadamente guardada de modo que se conserve por vários anos. 
Bracelete feito com a chave da primeira casa adquirida
 Potes de vidro que guardam memórias. Fonte
Somente os ingressos de eventos que participou Fonte
E quem nunca viu o costume de colecionar rolhas de vinho tomados para comemorar datas e acontecimentos importantes? ;-)
Quadrinho com colagem de ingressos com tutorial
Na mesma linha, fazer colagem de vários itens de memorabilia ou um de deles para decorar seu porta lápis. by Martha Stewart
Quadro de colagens de memorabilia de viagem! Super né! by Martha Stewart
Quadro com a foto, medalha e óculos usados - by Darcy Fram - Martha Stewart

Agora alguns projetos de scrapbook mais tradicionais com ideias de como guardar ou agregar memorabilia aos projetos:

  • Guardar memorabilia em envelopes 

  • Digitalizar e fazer uma colagem com os desenhos dos filhos

  • Usar o verso dos cartões postais para escrever o journaling;


  • Colocar memorabilia em bolsinhos plásticos

by Amy Tan

  • Incluir a memorabilia diretamente no projeto

 Inclui o desenho de um cenário de videogame feito pelo meu filho com fotinhas deles brincando...
  • Usar envelopes para incluir a memorabilia no projeto

 Envelope e convites recebidos para festas no ano de 2012 - by Sueli 

  • Adaptá-los para incluir no projeto

 Recortei um carrinho feito pelo meu filhos (rolinho de papel higiênico) e fiz um projeto de cenário com um assunto recorrente da volta a nossa casa. By Sueli

  • Usar como embellishment 

 Usei etiquetas de roupas, figuirinhas, como enfeites da página. by Sueli
Página dupla com flores, tecidos e borboleta que recebi no dia das mães na escola.
 Incluir memorabilia dentro do shaker box, itens de memorabilia (ou o uso de confeti) by Cori Dahmen
Incluir memorabilia pendurado (banner) ou amarrado como um embellishment. by Cori Dahmen

  • Incluir a participação de outras pessoas na produção do detalhe da página

Layout no qual o Victor desenhou nossa família, na época composta por 4 pessoas.
Eu tinha que registrar esse momento! ;-)

  • A memorabilia pode ser o foco principal do projeto!

Tela pintada a mão pelo Victor quando ele era beeemmm pequeno.

Mãozinhas do Victor (2 anos)


  •  A memorabilia como suporte à mensagem que você quer passar

Mini-álbum no qual inclui o ingresso do Centenário da Imigração Japonesa e o casal imperial feito em origami

Nesse projeto o mapa (memorabilia) foi usado para reforçar percurso realizado num mini de viagem.
  • Quanto a estrutura de uma página, use a memorabilia como canvas, estrutura da página

by Kelly Purkey

  • Quanto a estrutura de uma página, use a memorabilia como background da página

O embrulho serviu de background para o projeto. By Kelly Purkey

Agora um videozinho da Nanci Damiano produzindo um LO que agrega vários itens de memorabilia.


Para finalizar algumas dicas que também resumem o post by Shimelle Laine.


Leia mais:

25 comentários:

  1. Sueli, Parabéns!!!! Amei o post! Realmente fora de série!!!!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Ro!!
      Fico sempre feliz por vc me apoiar tanto! Bjssss

      Excluir
  2. Su, arrasou!
    Adoro guardar tudo! E tenho uma super queda pelos mapas. Cada lugar que vou pego um. rs
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia!!!
      MAPAS? Puxa, tem muita coisa para fazer com eles, hein!!!
      Quero ver o que vc vai inventar com eles!

      Depois me avisa qdo vc usar?

      Bjss
      Sueli

      Excluir
  3. Gostei demais... Cheio de idéias, dicas, amei seu post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou Gildett! Agora vou querer ver sua produção cheia de memorabilia! Bjsss

      Excluir
  4. Super post, também adoro guardar essas coisinhas, mas estava precisando dessas idéias para utilizá-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q legal Danielle!!
      Eu tb tenho mania de colecionar essas coisinhas! Por isso tenho tantos projetos relacionados ao tema!! hahaha

      Depois me avida qdo usar!
      bjksss
      Sueli

      Excluir
  5. Respostas
    1. Muito obrigada Maria Valderez!!
      Espero que use as dicas e depois venha me contar! ;-)
      Bjss
      Sueli

      Excluir
  6. Adorei Sueli, estou montando meu smash de viagem e irei usar suas dicas com certeza. Beijos e parabéns por mais um excelente artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila!!! Depois quero ver tudo o que vc fez!! Tenho certeza que vai ficar lindooo!

      Bjss

      Excluir
  7. Eu adoro seus artigos!!! Super dicas Su.....bjos!

    ResponderExcluir
  8. Que artigo incrivel!! Parabens, adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Flávia! Fico muito feliz mesmo por vc ter gostado! Espero que ajude!
      Bjss

      Excluir
  9. Amei esse post! Tenho muita memorabilia guardada, vou organizar tudinho, so precisava de um incentivo assim!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, q bom!! Sinceramente não imaginava que tanta gente tivesse interesse! Eu tenho essa mania de guardar coisas e sempre tive dificuldade em agregar tudo aos projetos, então resolvi pesquisar e levantei tudo o que já tinha feito com memorabilia... Fiquei feliz por ser útil a tantas pessoas!

      Bjsss e obrigada!

      Excluir
  10. Su arrasou como sempre tenho várias páginas que fiz usando lembranças e nem sabia que era memorabilia, adorei as dicas. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Karla! Fico feliz que tenha gostado! Depois quero ver suas criações. Estão no blog?

      Sobre o termo memorabilia, por ser bibliotecária, aprendi isso na faculdade (o termo) e fiquei feliz em saber que esse termo tb era usado no scrap! ;-)

      Bjkss

      Excluir
  11. Que show, esse artigo! Amei!
    Eu uso memorabília em MUITOS projetos...
    O que mais gosto é fazer álbuns de viagens... e aí, tudo que é papelzinho que eu trago das viagens vai direto para o álbum!
    Obrigada, Su!
    Beijos,
    Talita

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli!
      Aproveitando a sua dica resolvi fazer um LO com a touquinha que fui batizada e o livrinho que ganhei na ocasião ,da minha madrinha.
      Fiz um ponto de partida com o retrato de casamento de meus pais.
      Aqui o link:

      http://www.scrapdiary.com.br/galeria/trabalho.asp?idG=54025

      Excluir
    2. Oi Valderez! Fui lá ver! Ficou lindo!! São lembranças que aquecem nosso coração né! ;-) Bjsss Sueli

      Excluir