2 de fevereiro de 2013

ARTIGO: Projetos para fazer em 2013!!

Olá!!
Td bem com vcs?
Como foram de festas? Prontas(os) para 2013? E as resoluções para esse novo ano? Td em cima? hehehe

Confesso que esse é o primeiro ano que não tenho nada em mente ainda... e janeiro já acabou! Após finalizar esse artigo, acredito que terei decido qual projeto fazer! Mas... vc deve estar se perguntando, do que é que ela está falando? E eu digo: todo ano decido algum projeto scrapístico para desenvolver anualmente ou por um período do ano e fiz um em particular que me marcou muito, chamado Weekly Gratitude, que tratava de destacar um momento ocorrido na semana que seria um bom motivo para agradecer àquela bênção. Pois bem, talvez tenha chegado o momento de eu repetí-lo porque acho que estou nessa vibe, mas pode não ser o seu caso e por isso esse humilde artiguinho para te ajudar a escolher o que vc quer fazer no ano de 2013!

Comecemos pelo começo:
  • Quem nunca ouviu falar do Projeto Vida ou Project Life (PL) lançado pela Becky Higgins? É carne de vaca para muita gente e por isso não vou entrar em detalhes, mas vou mostrar um vídeo que ajuda entender como isso funciona.


Não é a primeira vez que tenho vontade de fazer esse projeto, mas sempre penso... Será que dou conta? Para se fazer esse projeto, vc precisa montar suas páginas semanalmente e eu, definitivamente, não tenho tempo hábil para isso. Existem muitos vídeos na net explicando como se organizar para fazer esse projeto e não só isso, agora além do kit da Becky, distribuido via Amazon, tb temos outras versões e produtos lançados por uma variedade de empresas, dentre elas, Studio Calico.

Sobre esse projeto a Gê Visacri (que faz PL e scrapbook digital tradicional) publicou um post no blog dela discutindo sobre o "fim" do scrap e várias pessoas foram lá comentar, mas acho que é mais ou menos isso ne, tudo vai conviver bem, já que tem espaço para as duas coisas! ;-)

E vejam como é lindo quando os dois tipos de scrapbook aparecem juntos!
 
 
  • Ainda navegando no blog da Gê descobri que ela está lendo um livro que pareceu beeemm interessante, chamado The Happiness Project. Confesso, não li o livro, mas o blog de divulgação fornece alguns downloads bem interessantes sobre o que podemos fazer para sermos mais felizes no dia-a-dia e isso, divindo o ano mês a mês em seções de nossa vida: janeiro: vitalidade, fevereiro: casamento, março: trabalho, abril: paternidade, maio: lazer, junho: amizade, julho: dinheiro, agosto: eternidade (acredito que seja espiritualidade), setembro: cultivar uma paixão, ex. livros, outubro: atenção (talvez seja foco), novembro: atitude positiva e dezembro: felicidade.
Quem tiver lido o livro, por favor me avisem pq aí corrijo caso eu tenha escrito algo que não esteja de acordo com o livro, ok.

Agora... vc deve estar se perguntando o que isso tem a ver com scrapbook? TUDO! Afinal pode-se fazer um PL ou um scrap anual com base nesse projeto e o resultado disso seria não apenas documentar sua vida no dia-a-dia, mas incluir avanços realizados ao executar esse plano mês-a-mês! Não seria legal???

Aqui alguns downloads para te ajudar a desenvolver esse projeto, mas se eu fosse fazer esse projeto, compraria o livro! ;-)
  1. Leia aqui o primeiro capítulo do livro;
  2. Tabela de acompanhamento das resoluções;
  3. Comece um grupo do projeto felicidade;
  4. Dicas e quizzes;
  5. Veja mais aqui.
  • One Little Word: caso você queira focar em apenas uma palavra como uma resolução anual e desenvolvê-la de modo aprofundado, o OLW é para vc! A Ali Edwards criou esse projeto e ele foi o maior sucesso ano passado.
Estava vendo e a Pati Dias estava coordenando algumas atividades do One Little Word no forum da Yummys. Veja alguns posts dela aqui, aqui, aqui. Vejam a página linda que ela fez aqui.

  • Projetos que documentam um período de tempo: Week in the Life, Day in the Life e December Daily. Todas propostas pela Ali Edwards e todas baseadas no esquema de documentar a rotina por um determinado período de tempo, seja um dia, uma semana, um mês ou um mês específico como dezembro!
Olha que genial a idéia da Amanda Probst (ela usou uma pasta porta-cartões de visita para documentar a semana!):

Mais um pouco de inspiração de pessoas que fizeram o Week in the Life no Pinterest e aqui tb e usaram desde Smash books, mini-albuns feitos de papelão, etc.

Aqui algumas dicas sobre como documentar seu dia-a-dia e uns downloads tb.
  1. Olhem que interessante a forma como ela documentou seu Day in the Life de 2012;
  2. Aqui o pdf que ela usou;
  3. Formas e dicas de como documentar, tirar fotos da rotina da vida. Muito legal!
  4. Tutorial de mini-livro perfeito para Week in the Life.
Agora olhem o December Daily! Também já virou um clássico! Todo mundo faz! ;-)

Aqui mais inspiração encontrada no Pinterest.

No projeto Century Scrapbook Project Album, realizado pela Katie Scott, a idéia é realizar uma página para cada ano do século! o.0 Já pensaram nisso?  Bem interessante, mas tb trabalhoso! hehehe Sabe o mais legal desse projeto? Ela buscou fotos de familiares bem antigos e até mais longínquos!


  • Datas ou números que geram algum tipo de reflexão: 31 things da Ali Edwards (aqui info presente no site Big Picture Classes, mas basicamente são 31 prompts que vão nos fazer pensar sobre nossa vida. Por exemplo, 31 uma histórias da minha vida).
Veja aqui uma inspiração:
By Adrienne Alvis e aqui, mais páginas que ela realizou para esse projeto. Veja projetos de Lindsay Teague Moreno aqui. Agora espiem aqui o que Celine Navarro fez desse projeto! ;-)

Outro projeto interessante foi o mini-álbum: The year I turned 40. Esse projeto já foi mais baseado nas reflexões, leituras, crescimento atingido no ano 40 da vida da scrapper, também dividido mês-a-mês.
Vejam o resultado:
by Kendra McCraken
Esse projeto é muito legal!!
Vou postar aqui alguns ATCs que fiz para esse projeto, porém parei... Acho que vou retomar, já que são poucos!

Além desse projeto, lembrei-me de um realizada pela Cristina Tronco, chamado de
Questionário de tags; Váras pessoas acompanharam esse questionário! Veja aqui o da Amanda Leal!

Outro projeto interessante trata de fazer um projeto do tipo "All about me", tudo sobre mim. Aqui uma lista de perguntas e aqui no papperclipping tb, que podem te ajudar a fazer esse projeto.

O 20 questões consiste em em realizar um questionário de 20 perguntas anualmente com todos os membros da sua família! Legal né! Esse vai ser o retrato de como cada membro da família vai mudando nos seus gostos pessoais! Bemmm interessante de ler depois e comparar!


Eu tenho um mini-album que é véeelhooo, do início do meu scrap, mas eu tenho ele com tanto carinho que penso que realmente é um projeto delicioso de se fazer. Não foi feito com base nesses prompts que passei, foi apenas uma página sobre cada uma das coisas que eu gosto em mim. Veja ele inteiro aqui.



Outro projeto interessante baseado em perguntas (ou não) é o 5 year journal. Sim 5 anos!!!! 0.o Veja como aqui.

  • Projetos fotográficos: Uma foto por dia todos os dias do ano? Sim, essa é a intenção do projeto 365! Essa foto tem que ser de você ou uma parte de você! Ou se vc achou muito difícil, pode fazê-lo uma vez por semana! Esse seria o projeto 52 Weeks! E para não enjoar de ficar tirando foto de si mesma, há opções mais maleáveis como tirar fotos do que você quiser, ou ainda, como o Photo a day, a proposta de um tema mensal para ser fotografado.
Veja também esses blogs:
  1. Quer ver um projeto 365 completinho como disse ela? Vai lá na Gê Visacri!
  2. Idéias sobre diferentes fotos para o projeto 365! São 365 idéias!!! Como disseram lá: Aplausos para eles porque haja criatividade para inventar tantas diferentes situações! ;-)
  3. Life Passes in an Instagram (projeto 365 feito com Instagram): http://letslassothemoon.com/2011/12/30/life-pasts-in-an-instagram/
  4. Veja também 52 photowalks: A única exigência é que você saia pela cidade com sua câmera e fotografe!
  5. Vários projetos fotográficos, inclusive inventados por ela: http://cheirodecanela.wordpress.com/2013/01/05/7-projetos-fotograficos-para-exercitar-a-criatividade/
  6. Projetos fotográficos e aplicativos que ajudam nessa tarefa: http://melinasouza.com/2013/01/01/projetos-fotograficos-para-2013/
Projetos relacionados a art journal, desenho, etc.
Quer mais inspiração com diferentes tipos de listas? Veja o Listography.Veja tb o projeto Art Journal Everyday by Julie Fei Fan Balzer.
Projeto Take the Second Floor Challenge: baseado em art journal e são desafios baseados em criatividade e a idéia é tirar vc da sua zona de conforto. Desafiador né?


  • Projetos relacionados a journaling: nesse tipo de projeto vc precisa ir preenchendo questionários, respondendo perguntas, conforme prompts pré prontos.  O grace is overrated tem vários pdfs disponíveis para ir imprimindo e ir completando. Pareceu interessante... http://www.graceisoverrated.com/p/journal-pages.html
 
Outro iniciativa são os Diários de Gratidão. Como falei, já fiz o Weekly Gratitude e foi maravilhoso! AMEI mesmo! Estou querendo fazer um nesse estilo novamente.
 
Veja todos aqui.
 
Veja mais info sobre essa prática aqui.
 
Prompts para iniciar conversas: Encontrei vários, mas esse em específico é para memory keeping, ou seja, perguntas, questões que vão ajudar a relembrar e guardar memórias que são da família.

 
Quer conversar ou ter outras idéias sobre a vida da sua família? Vá aqui e aqui.. Mais aqui no Pinterest.

  • Projetos baseados em cartas e cartões:

Happy Mail Cards: a Stacy Julian se comprometeu a enviar365 cartões esse ano! Sim, cartões feitos artesanalmente porque ela considera que nada substitui o carinho de ser lembrado e receber algo feito pela pessoa e ainda, pelo correio!
 

Veja vários cartões que ela criou aqui.

Cartões ou notas de agradecimento: Achei interessante esse projeto porque faz com que cada um dos filhos (que tinham ganhado presentes) escrevesse uma nota de agradecimento pelo presente, mas como, com o tempo eles desanimaram da atividade, a mãe começou a tirar foto deles com os presentes ganhados e enviar para as pessoas que os deram aos seus filhos... Gostei! O único porém são quando acabamos de realizar uma festa... Eles mal tem paciência de esperar para abrir todos os presentes, imagina experimentar todos para tirar as fotos! hehehe Acho que é gradual né, senão eles tb não aguentam!
Diário de cartas: achei lindo! cartas trocadas entre pais e filhos! Agora para mim não dá, mas qdo eles crescerem, vou pensar seriamente em fazer um! Na verdade pode ser unilateral, eu escrever para eles... já fiz algo assim antes, mas isso foi com o primeiro filho! hahaha

 
 
Veja mais info aqui.

Diário do elogio e diário do relógio do sol, que são duas coisas diferentes, mas são similares. No diário do elogio você elogia pessoas, vê os aspectos positivos delas e escreve diariamente. Para a família, é fantástico!
Veja mais aqui e aqui.
Para o diário do relógio do sol, você descreve diariamente todos os aspectos maravilhosos de sua vida.
 
Veja mais aqui.
E uma dos resultados de se manter esse tipo de diário é que sempre vemos o lado iluminado da vida e sentimos gratidão por isso!

Para finalizar, um projeto que achei assim... magistral! hehehe
  • Projeto baseado em livro, autor, filme ou música: Sabe aquele autor, cantor, livro que vc ficou apaixonada? Que te trouxe os melhores sentimentos? Pois bem, separe citações, letras, imagens, e tudo que te tenha tocado seu coração e transforme isso em sua releitura daquela obra! Vou destacar um sobre a autora Clarice Lispector e que foi realizado pela Carol Soreli. Gente, é lindo demais!
Leiam aqui toda a explicação. Muito show esse projeto!

Boooooooooommmmmmmm.... é chegada a hora! Inclui aqui uma variedade enorme de projetos e sei que faltaram muitos!

Se você tem outros projetos para destacar, me avise nos comentarios que incluo!

AVISO: muitos desses projetos são aulas, livros e precisam ser comprados, porém ressalto que a idéia desse artigo foi dar idéias e daqui vc parte para suas pesquisas. Tenho certeza que vc vai achar muito material gratuito que vai te ajudar a realizar esses projetos. Mas é claro, podendo, compre as obras ou aulas, pois nada melhor do que ouvir a fonte primária, certo!

Bjsss

29 comentários:

  1. Que bacana esse post! Adorei! Queria ter feito o projeto life esse ano, mas fiquei doente bem no começo do ano e desanimei! Agora com todas essas dicas, vou procurar outro projeto. Amei as dicas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Td bem?

      Obrigada pelo incentivo!!!

      Masss... não desanime não!! Ainda estamos em janeiro! Quer dizer, início de fevereiro.

      Então, para se fazer o PL não se pode ser muito rigorosa... Pelo menos tudo o que li e vi por aí disse isso, pois nós sempre vamos ter contratempos! Seja trabalho, seja doença, seja falta de inspiração.

      O que recomendam é que se vc não teve uma semana possível de fazer um PL trabalhado, faça o seguinte: ou vc completa todos os espaços com fotos e um journaling geral, ou se vc não tem fotos, completa com embellishments. O importante é documentar!

      Eu ainda to na vibe de tentar, mas talvez tente digital... to na dúvida. Mas eu tb vou fazer meio que mensal... juntar tudo o que achar interessante!

      É isso! Bjkss

      Excluir
  2. Respostas
    1. Deaaaaaa,

      Q lindo te ver aqui!!! AMO qdo vc aparece e deixa comentários!!
      Muito obrigada pelo incentivo!
      bjsss
      Sueli

      Excluir
  3. Amei seu artigo,acompanhei Flávia Terzi em 2010 no seu projeto de 52 semanas, em 2011 fiz o meu, foi uma viagem para dentro de mim, quando chegou o dia 31 de dezembro com 2 álbuns cheios de mim, me emocionei, aliás sempre que olho me emociono. Valeu!!! Vou fazer alguma coisa destas que vc sugeriu. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gildett,

      Nossa que lindo!!! Fui lá ver!!!!
      Cheio de amor e sentimento!! AMEI muito mesmo!!!

      Vcs tinham alguns prompts? Como foi o desenvolvimento? Vi q cada página tem um tema... Aguardo sua resposta!
      bjs

      Sueli

      Excluir
    2. Gildett,
      Pensei em deixar um comentario lá, mas... não achei o link para isso...
      Bjss

      Excluir
  4. Fantástico adorei o artigo!!! Já vou pensar em alguns projetos para fazer!!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!

      Tenho acompanhado sua participação nos desafios e sempre amo!

      Depois vou querer ver, hein!
      bjss
      Sueli

      Excluir
  5. Nossa que artigo bacana! Adorei as dicas, vou agora me aprofundar nos links pra ver se deixo a inércia de lado e pego logo uma tesoura e um papel! Bjão

    ResponderExcluir
  6. Adorei o artigo, Su! E obrigada por lembrar do meu 52Q!!!
    Beijos e beijos,
    Saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cynnnnn,

      Sabe que amo suas idéias, seu trabalho, sua pessoa... hehehehe

      Sempre que puder eu vou lá pesquisar teu bloguito!

      Bjsss
      Sueli

      Excluir
  7. Maravilhoso seu artigo..como sempre. Adorei a idéia do porta cartões..acho que vou fazer esse. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea,

      Sabe que tb achei genial??

      Tão bom pesquisar pq achamos cada sacada maravilhosa!!!

      Depois quero ver sua produção! Afinal, vc arrasa!
      Bjsss

      Excluir
  8. Respostas
    1. Pati, querida!

      Vc não sabe como fico feliz com seus comentários!!!

      bjssssssssss

      Excluir
  9. Artigo maravilhoso, cheio de dicas e ensinamentos.A tempo estou pensANDO EM FAZER UM PROJETO DESSES, QUEM SABE SEJA ESSE O ANO.
    BJS E OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou Catarina!

      Eu tb me animei muito para fazer algum deles!!!

      Bjsss
      Sueli

      Excluir
  10. Show esse artigo!!!
    Ano passado, motivada pela Dani de Sá, fiz um "mensário" - uma página dupla por mês, contando o que aconteceu de importante naquele mês. Ficou MUITO legal! Amei fazer esse projeto.
    Também participei do OLW da Pati Dias, e foi outro projeto emocionante!
    Esse ano tô fazendo um Diário de Gravidez. E depois que o Vinicius nascer, pretenndo fazer um ábum (smash) falando sobre o desenvolvimento dele no seu 1º ano de vida.
    Já deu pra perceber que vou aproveitar vááárias dessas ideias, né?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii que lindo Talita!
      ótima lembrança, o mensário!!
      Depois vou incluir la no artigo!
      O diário, como vc está fazendo?
      Bjsss

      Excluir
  11. Amei o artigo...é muito bom parar e refletir no meio dessa correria louca que vivemos! Me senti atraída de modo especial pelo Weekly Gratitude, pois às vezes tenho a impressão que não estou sendo "grata" o bastante por todas as coisas que acontecem e acabam engolidas pelo dia a dia... Vou tentar me aprofundar e desenvolver algo...
    Um abraço e muito obrigada pelo artigo inspirador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom que gostou Érika!
      Eu fiz esse projeto! É maravilhoso!!
      Amei cada instante e aí realmente paramos para agradecer tantas bênçãos que recebemos! Faça sim! não vai se arrepender... muito pelo contrário, vai dar real valor à tudo de maravilhoso que vc já tem! ;-)
      bjssss
      Sueli

      Excluir
  12. Su, amei seu artigo!!
    Esse ano tentarei fazer um genérico do PL no Sn@p, mas estou super atrasada. Terei que organizar melhor meu tempo.
    Mas gostei de ver outras opções de projetos.
    Obrigada.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Adorei ver todos esses projetos por aqui...
    Ano passado, fiz um smash tentando um PL ...completei e amei !!!
    Esse ano vou fazer em um Snap ...com as fotos/fatos do ano...
    E estou fazendo o 365 dias de fotos ...no IPad...
    Adorei ler td isso!!!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q legal Monica!!

      Ainda estou tentando o meu PL, mas tá difícil!! haaha

      Vou passar lá para ver e me inspirar!!

      Bjs e obrigada!
      Sueli

      Excluir
  14. Sueli que artigo perfeito... aliás seus artigos costumam deixar nossa mente a mil! ;)
    Tanta ideia boa né?
    E tomei um susto quando vi minha tag ali; eu pensei: "opa conheço isso de algum lugar!" hahahahahahaaha meu mini tá guardadinho e é tão importante pra mim! Eu amo!
    Faço meu PL adaptadíssimo... tem até nome próprio! ;p
    E tô fazendo esse ano o projeto 365... e tô adorando!
    beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Amanda,
      Td bem?

      Q bom que vc gosta dos artigos! Tento fazer o melhor possível, mas sei q passa muita coisa batido...

      Q bom que gostou de ver suas tags aí! Eu dificilmente aviso as pessoas, o que é ruim, mas gostaria que todas sempre pensassem que se coloco a img em um artigo, é pq está dentro do tema, é uma inspiração e principalmente: AMEI, por isso incluo de exemplo para outras pessoas verem tb! ;-)

      Bjsss e muito obrigada por sempre estar aqui conosco!
      Bjs
      Sueli

      Excluir