29 fevereiro, 2012

ARTIGO: Primeiras escolhas ao iniciar sua página - a base, canvas ou background

Olá!!
Td bem com vcs?
Agora retornando com mais um artiguinho q explora as primeiras escolhas de produtos q irão apoiar o design e a mensagem q queremos passar com nosso páginas de scrap.
Como já falamos sobre as várias possibilidades de como trabalhar as fotos nos projetos, hoje vamos focar na "tela" ou "canvas" ou "background" ou ainda, na base da página. Como sempre vou me basear no site Get It Scrapped q acredito ser o melhor conteúdo com relação a design de páginas.

A base da página é o espaço visual, a área a ser trabalhada e na qual serão inseridos todos os detalhes da página, foto, enfeites, título e journaling e onde esses elementos vão coexistir.

É na base da página que se constroi a estrutura básica (fundação) que estabelecerá o local de todos os outros elementos da página, desde as primeiras camadas até completar os espaços respeitando os princípios de design e atingindo o objetivo proposto inicialmente com a página.

1. Material da base:
A base da página ou projeto não necessariamente precisa ser papel de scrapbook. Quase tudo pode ser base para o seu projeto: madeira, telas de pinturas, bastidores de bordado, transparências, cadernos, papelão de caixas, placas de chipboard, porta retratos de mdf, e no caso dos altereds, aí é que vale tudo, desde caixinhas de fósforo, embalagens vazias de produtos, etc, etc, etc.

Vamos a alguns projetos "maneiros", como diz o meu filho Victor, só para vcs entenderem melhor do que estou falando...
Moldura by Re Moni



Scrap com base em plástico bolha by Regiane Alves (Quem ainda não a conhece, por favor, fucem muito o blog dela! Simplesmente demais!)

Bom, depois desses exemplões bastante criativos, você deve estar se perguntando... mas por que o material da base é importante? Simples: vai determinar o design e os produtos utilizados para colar ou aplicar os outros itens do seu projeto, bem como alguns enfeites que funcionam melhor conforme o material da base, além de alterar o resultado da aplicação de alguns produtos, por exemplo, tintas, carimbeiras, adesivos especiais para cada tipo de base, e dependendo da msg q vc quer passar,  pode influenciar no resultado final.
Outro exemplinho, se vc usar transparência como base, talvez tenha que se preocupar com o verso, caso vá utilizá-lo tb. Caso use canvas (tecido de tela), talvez enfeites aplicados com ferro de passar roupa, muita tinta, carimbo, etc, etc etc.

Mini álbum em canvas (confesso que foi difícil fazer os elementos ficarem grudados... Se costurasse com certeza ficariam, porém apareceria no verso. Usei glue dots para colar quase tudo! Usei tb cola pano. Os rubbons pegaram, mas como não ficou bem acondicionado, alguns quebraram recentemente... Acho q vou passar gel medium em tudo para proteger...Alguém tem idéia melhor? hehehe)

Recentemente as scrappers do Colorê Scrap promoveram um desafio bastante interessante sobre uso de bases (elas chamaram de background) de diferentes materiais! Confiram lá como ficou interessante!

Caso sua base seja papel, a escolha do tipo de papel e seu acabamento também influenciam no resultado final, como ocorre com esse cardstok branco texturizado.

E para quem quer imprimir elementos digitais ou mesmo o journaling, confiram as dicas da Marcela Branco sobre diferentes papéis e acabamentos que influenciam no resultado final:

Sobre tipos de papéis, veja o link: http://pt.scribd.com/doc/47286717/Tipos-de-Papeis (Não li, dei uma espiada e me pareceu interessante! Vou ler tudinho, estudar e daí posto um artigo no meu blog, mas venho aqui atualizar esse post com o link).

Aprofundando um pouco mais, a base do projeto é lisa ou decorada, cor básica, neutra ou bastante colorida?

Comecemos pela base lisa e neutra, ou seja, cor branca, creme, kraft ou preta, são as mais simples e fáceis de usar porque são neutras e por consequência dão destaque aos elementos que vc usar no seu projeto.
Além disso é a base excelente para a confecção das bases mais artísticas que a gente tanto ama! ;-)

A base lisa e colorida com certeza terá a cor de sua base como destaque
Para os papéis decorados usar padronagens mais básicas ou geométricas:
Com cores tom sobre tom:

Ou no caso de cenários, complementá-los lindamente como nesse caso da Camila Borssoi:
Agora vejam como é o papel original:
Agora q vcs viram o papel de base, me digam se o elogio q fiz a Camila não se aplica?
Então algumas diquinhas para quem vai usar papel decorado como base:
  • Use papéis com desenhos tom sobre tom;
  • Aplique tinta ou uma camada que crie uma fundação para seus elementos (para que não fiquem voando...);
  • Aplique um tapete ou mat em suas fotos para destacá-las;
  • Quando um padrão é excessivamente poluído, passe uma camada de tinta ou gesso acrílico ou uma camada que ajude a uniformizar um pouco mais a superfície da base.

Leia mais em: 6 tips for using pattern paper background on your scrapbook pages.

Base pintada
Bases sólidas/lisas pintadas agregam interesse e chamam atenção para o foco da página.

Alguém se lembra de quem é essa arte? (Dica: vcs já viram essa img num artigo passado meu... hihihi Quem acertar primeiro ganha um BRINDE meu! Além disso sou muito fã dela - essa dica não vale pq ela tem muuuuuiiiittaaassss fãs! ;-) - deixem a resposta nos comentários!)
Tb tem esse vídeo muito legal da Christy Tomlinson sobre como fazer texturas diferentes no seu background ou base:

Base em blocos
Sua base não precisa ser um elemento liso, ela pode ser formada por vários pedaços de papel:
by Debbie Hodge

Acredito que o Project Life se encaixa aqui!
Selecionei algumas imgs desse projeto para vcs darem uma olhadinha como as scrappers tem trabalhado nesse projeto, cada uma personalizando ao máximo seus projetos já que esse tipo de produto tende a padronizar bastante a estrutura.

Ali Edwards (com vídeo) (ela usa brushes nas fotos, transparências...);
Julie Fei-Fan Balzer (gostei que parece que ela usa aquelas fichas pautadas);
Amy Tangerine (gostei desse monte de quadradinhos... estilo grid)

No Brasil vi a Cyn Vilela postando algo parecido e a Thaisa Salge q adotou a idéia para organizar seu album, mas deve ter muita gente fazendo... 

Agora olhem o que a Tati Pereira fez:
Aí a gente pensa, pq não pensei nisso antes... ;-) Ainda bem que tem a talentosa Tati pra ter o click!


2. Tamanhos e formas diferentes

O tamanho A4, os mini-albuns, mini-books, smash, projeto life, entre outros, estão com tudo no mercado atual.

A definição do tamanho e forma da base é importante pq define o espaço visual que vc tem para trabalhar e com a tendência atual aos formatos que não o 12 x12 polegadas faz com q tanto fotos qto elementos de design sejam repensados e isso é bastante claro com a chuva de lançamento de alfabetos, papeis e embellishments em menor escala, menor tamanho.
Tamanho 20x20 e 30,5x30,5 by Debbie Hodge

Tamanho A4 by Kelly Purkey

No caso de papéis die-cuts (formatos diferentes), eles podem ser usados tanto como peça de fundação ou como base. Como base, usar o papel inteiro como no exemplo da Tami, ela trabalhou a fundação da página com tinta spray e usou elementos que evocam principalmente formas retangulares.

Leia mais sobre papeis die-cut em: 5 ideas for using shapped papers on your scrapbook pages.

Página Dupla:
Basicamente podemos fazer páginas duplas de duas formas, como uma única base, tendo o design sendo ligado entre as duas páginas como no exemplo de May Flaum:

Ou como dois desings separados, que não necessariamente precisam ter a mesma estrutura, mas que precisa ter pontos de ligação entre si, como repetição de papéis, cores e enfeites.


2. Fundação da página
A fundação da página é a primeira estrutura da página e que conecta seus elementos, como a página é organizada. Esses "arranjos" ou estruturas podem ser de feitos de diversas formas:

Blocos:
"Sleeding" tem uma grade subjacente de três linhas e colunas e fotos para preencher esses espaços. Alguns elementos sobrepõem esses espaços para evitar / quebrar a excessiva linearidade.

Grids:
Peças estruturais / "fundacionais":
Estruturam que abrigam os elementos para q eles não fiquem voando.
by Renata Watanabe

Sua peça fundacional/estrutural não precisa abrigar todos elementos da página: uma camada forte primeiro pode cobrir menos área do que todos os elementos e ainda demarcar a área.
Em "Sign of Spring" a peça laranja é a camada estrutural que conecta todas as peças.
Faixa horizontal:
By Pati Kuntze


Colunas/Linhas:



Clusters:
by Olimpia Hunt
3. Espaços vazios/ em branco:

Dada uma base nossa primeira ação seria incluir vários elementos nela e algumas vezes carregamos demais uma página ou projeto.
Todo design precisa de um espaço para os olhos descansarem pq muita informação pode desviar a atenção do seu leitor do ponto focal do seu projeto (q nem sempre é a foto) ou do objetivo que vc tinha em mente qdo o idealizou. Em certas horas, menos realmente é mais! ;-)

Sobre o tema espaços vazios a Luzinha Folch publicou um artigo muito bom no Scrap Diary. Vejam lá.

E para finalizar, dada a sua base, background, tela ou canvas, faça essas perguntinhas:
  • Qual o seu ponto focal? Sua foto? Journaling? Algo mais? Como você irá enfatizar isso? Com tamanho, tapete, dimensão, contraste, enfeites?
  • Qual espaço você espera ocupar? Como você usará os espaços vazios?
  • Qual será sua peça estrutural/fundacional? Escolha isso enquanto tem as questões acima em mente.
  • Que tipo de balanço você irá incorporar?
  • Qual o tom da página? Divertido? Romântico? Masculino? Como você usará as cores e padrões? Qto contraste você quer incorporar?
  • Quais significados você gostaria de explorar e, talvez, refletir com suas escolhas de elementos?
Bom... falei, falei, falei... confesso que foi um artigo difícil de se fazer pq o assunto as vezes é difícil de entender, mas acima de qualquer reflexão que fizermos, nunca se esqueçam de se divertir, relaxar, ter prazer ao fazer scrap!
Esses estudos nos ajudam a fazer com que racionalizemos algo que já fazemos instintivamente e que, a partir do momento que os estudamos, damos mais um passo em direção a melhoria de nossas páginas, mas nada como "escrapear" muito para aprender fazendo, que é assim que evoluimos de verdade, não é mesmo?

Sigamos em frente nos estudos e no scrap! Aguardo os comentários e a resposta da minha perguntinha... ;-)
Bjks

Leia mais:

25 fevereiro, 2012

Brincadeira entre amigas 3

Olá pessoal

Hoje o tema da nossa brincadeira é SMASH essa moda que veio para ficar e que a cada dia conquista mais o pessoal e realmente é apaixonante.
Para essa brincadeira gostosa convidei algumas amigas para mostrarem como estão produzindo e qual tema estão usando no smash.

Larissa Batista

Fiz uma viagem com a minha família em Setembro de 2011 e resolvi registrar nossas experiências com o Smash! Entao o meu ficou bem simples... Sem muitos detalhes ou frescuras. Tinha que ser uma coisa rapida... Eu fiz grande parte do meu Smash durante a viagem. Sim.. eu chegava a noite no hotel e ia smashar todas as emoções daquele dia. E esta pra mim foi a melhor parte... estar com a memória fresquinha, sabe? E antes que alguém atire a primeira pedra, não, eu não deixei de fazer ABSOLUTAMENTE NADA na viagem por causa do smash pq eu não sou louca, né? Sou scrapper mas não sou louca! Hahahaha
Passamos por 4 cidades.. em algumas ficava mais facil fazer e outras (como NY) foi impossível sentar no final do dia para dar continuidade no projeto. Qndo eu cheguei aqui em casa não tinha terminado tudo, óbvio. Mas tratei de fazer logo nos primeiros dias para que as memórias ainda estivessem fresquinhas. Procurei fazer com a mesma ideia que eu estava durante a viagem.. uma coisa mais simples. Sem muitos elementos elaborados. Aqui em casa me deu uma vontade de passar uma costura a maquina em uma página. Mas como na viagem eu não tinha nem estilete resolvi seguir a mesma "filosofia" mesmo depois que cheguei aqui!
Procure usar materiais sem muito volume! Se vc se dá bem com rub ons é o ideal! Mas eu e os rub ons temos uma relação de amor e ódio intensa! Mais de ódio que amor mesmo! Haahahahah! Eu acabei usando coisas com volume.. não muito!!.. mas não colei nada com fita banana. E qndo eu ia usar coisas muito altas procurava colocar mais nas laterais.. não tão perto do espiral.
Com relação as fotos eu comprei aquela câmera Instax... Mas nao me adaptei muito com ela nao! Mandava revelar as fotos no final de cada dia (Siiimmm! E ia no walmart todos os dias revelar fotos! Hahahahaha).
Entao.. qndo vc não gosta muito da folha do seu Smash vc pode fazer várias coisas. Não precisa pirar! Vc pode cobrir a folha toda como eu fiz nesta do Hard Rock com o prórpio saquinho da lojinha de lá! Ou vc pode cobrir com papel mesmo. Se vc quiser vc pode colar uma folha na outra.. e pronto. Faz de conta que elas nunca existiram! Simples assim!
No meu Smash eu tentei escrever muito! Muito! Todas as emoções que eu estava vivendo! E posso te garantir... Valeu a pena cada esforço! Eram 20 minutinhos que eu gastava no final de cada dia que vão estar eternizados através do meu Smash! Sem contar a alegria de chegar de viagem já com o album quase pronto e poder mostrar pros amigos como foi a viagem já com as fotos! 
Se vcs quiserem conhecer o meu Smash de viagem na íntegra basta entrar aqui.
E é isso gente... Qualquer duvida que vcs tiverem e eu puder ajudar será um prazer! Keep calm and Smash on! Hahahaha!




 
Ge Visacri

 Estou fazendo no meu Smash Journal um projeto chamado 52 Weeks que tem como objetivo retratar em detalhes a minha vida no ano de 2012, com fotos, memorabília, frases e o que mais surgir. Faço páginas semanais, algumas simples e outras duplas para que caibam todas as semanas até o final. Como sou digiscrapper e perdi muito a prática com papéis e materiais artesanais, procuro manter minhas páginas o mais simples possíveis, para que fazê-las seja sempre uma tarefa rápida e divertida.



Flavia Stefanelli


" Olá pessoal, está página do meu smash eu fiz com algumas técnicas de Mixed media. Para incrementar usei MDF, glimmer, muitos recortes e envelopes. Dentro do envelope coloquei escrito alguns passeios que quero fazer neste ano. Como uma lista sabe? Listei todos os lugares que quero conhecer.
A inspiração inicial para esta página foi destacar coisas que me identificam, que eu gosto, que me fazem ser Eu! Espero que vocês tenham gostado. Agradeço o convite das meninas do Scrap entre amigas. Bjs"
 


Eu escrevo agendas e diários a vida toda.
Quando adolescente, tinha umas agendas imensas, onde colava tickets de shows, papéis de bala, bilhetes
das amigas... e tudo mais que estivesse à mão.
Quando comecei a fazer scrapbook, já me senti realizada, retomando um pouco do que era a sensação de
associar lembranças à fotos.
Fazer o SMASH, tem sido um retorno à minha adolescência, risos.
Não sigo nenhuma ordem, eu simplesmente começo a recortar e colar, e acabo falando sobre como me sinto
no momento que faço.
Estou muito feliz com o resultado, além de que tem sido terapêutico, falar sobre meus sentimentos de uma
maneira tão leve e colorida.
Vale a pena experimentar!!!



 

 O tema do meu smash é: Eu em 2012. Mas não se refere necessariamente aos acontecimentos de 2012, ele retrata como eu sou/estou neste ano...quais as minhas memórias mais vivas, meus desejos, meus sentimentos neste momento. Por isso, apesar do tema ser "Eu em 2012", me sinto livre pra fazer páginas de qualquer época!



Estou num momento IN LOVE com os Smashs.. Nem tenho feito mais LO... e só trabalhado nos Smashs...Além de ficar viciada nas fitas (decor Tapes).... que são super usadas nos Smashs...
Tenho 4 Smash Folios... O Verde, Vermelho, Rosa e Preto.
Trabalho com temas diferentes em cada um. Na verdade por enquanto estou usando o verde que tem como tema "Minha vida". Nele falo sobre vários momentos inesquecíveis que aconteceram durante o ano.. já esta quase no fim...
E o vermelho será o meu ano em 12 meses (2012) ".





 
Marjorie Vannucci

olá, meu nome é Marjorie e eu comecei a me animar com smash depois de ver tantas amigas fazendo trabalhos tão lindos e ganhar um de presente de natal
estou super feliz de participar deste post do scrap entre amigas e partilhar um pouco da minha atual 'loucura" por smash...
resolvi que tornaria o meu smash rosa um resumo do meu ano de 2012 e é isso que estou fazendo... procuro fazer páginas especiais por mês, essa que apresento é do mês de janeiro no qual eu coloquei uma mensagem do meu amor e muitas flores para iniciar o ano com muita alegria cheio de amor.
já compus páginas tbem do mês de fevereiro contendo as folias de carnaval e comemoração do meu aniversário... acompanhem no meu blog!!!
fiquei tão animada com essa coisa de fazer páginas dentro do smash que eu já tenho mais 3 para começar a brincar de outros temas...



O meu smash na verdade quando comprei nem sabia se iria usar, mas é tudo de bom e cheio de possibilidades gostei tanto que estou com três, mas estou usando o laranja que foi o que mais gostei a principio pensei em fazer livre sem regras depois que fiz uma página com uma brincadeira que vi no blog da Cristina Tronco onde vc respondia as perguntas tipo caderno de perguntas de antigamente, resolvi fazer sobre isso e um comparativo meu e da minha filha sobre coisas que gostamos atualmente.





"Faço meu smash assim como meus álbuns de scrapbook: aleatoriamente, sem preocupar com ordem cronológica ou assunto específico. Eu uso a página com a estampa que estou afim de trabalhar, então tem página no início do smash que ainda está vazia, enquanto no final já tem algumas prontas. Eu faço desta forma porque quanto mais a gente delimita e padroniza, mais difícil se torna o processo criativo!"




Bom espero que tenham gostado das nossas versões do smash e acho que no final o que vale é ser feliz cada um no seu estilo, realmente o smash nos dá muitas possibilidades é só soltar a criatividade e brincar.
Quero agradecer as amigas queridas que participaram conosco dessa postagem mostrando muita coisa linda e para conhecer mais sobre o trabalho de todas só seguir o link com o nome delas.

Logo voltamos!
Beijo

23 fevereiro, 2012

Resultado do Sorteio

Olá pessoal tudo bem?

Desculpem a demora para fazer esse sorteio, mas o carnaval atrapalhou um pouco e não conseguimos passar antes para trazer a boa noticia a ganhadora, enfim vamos ao que interessa.

Foram 65 comentários no total, mas valendo para o sorteio 61 pois as meninas do time entre amigas não participam.

A lista de comentários:


  1. 1-      Sônia
  2. 2-      Ode
  3. 3-      Pam
  4. 4-      Manunamoral
  5. 5-      Silvia
  6. 6-      Luciana Sanches
  7. 7-      Simone Tadima
  8. 8-      Nellie Santee
  9. 9-      Rosangela Leme
  10. 10-   Pat faz arte
  11. 11-   Aline Fonseca
  12. 12-   Alessandra Silva
  13. 13-   Anna
  14. 14-   Scrap by Daninha Ribeiro
  15. 15-   Leticia Pereira
  16. 16-   Iris
  17. 17-   Carina Souza
  18. 18-   Claudinha Antunes
  19. 19-   Paula Castells
  20. 20-   Ana Yamamoto
  21. 21-   Ana Roberta
  22. 22-   Rita Ribeiro
  23. 23-   Deca
  24. 24-   Gileide
  25. 25-   Paty Molina
  26. 26-   Arte di papel
  27. 27-   Micaela
  28. 28-   Miolo de papel
  29. 29-   Artes Andrea Prado
  30. 30-   Lolô artesanato
  31. 31-   Luciana
  32. 32-   Rutinha
  33. 33-   Renata Nunes
  34. 34-   Carol Ferrari
  35. 35-   Barbara Caitete
  36. 36-   Scrap by Dri
  37. 37-   Regina A. P. Flemming
  38. 38-   Katia Cris
  39. 39-   Van
  40. 40-   Vivi Morais
  41. 41-   Dani Cavalcante
  42. 42-   Rosemay
  43. 43-   Rosana Garcia
  44. 44-   Maria José
  45. 45-   Carol Hinrichsen
  46. 46-   Mila Cris
  47. 47-   Sabrina Mix
  48. 48-   Tulipinha do Serrado
  49. 49-   Pati Dias
  50. 50-   Jô Cavalcante
  51. 51-   Cantinho de Rose Arts
  52. 52-   Cris Terra
  53. 53-   Flor de Lis
  54. 54-   Denise
  55. 55-   Andrea Russo
  56. 56-   Angela
  57. 57-   Dani Alonso
  58. 58-   Gisele Cavassin
  59. 59-   Carol Nogali
  60. 60-   Kênia Serra e Helen Andrade
  61. 61-   Ondina
 Todos os nomes cortados


Dobrados



Prontos



E quem ganhou foi



                                                                    Artes Andrea Prado

Parabéns Andrea manda seu endereço para nosso email scrapentreamigas@yahoo.com

Logo voltamos meninas!





1-