01 novembro, 2011

ARTIGO - Sueli Suga - Como nasce uma página

Oláaaaa!!
Ebaaa! E chegou a hora de mais um post artigo!!
Sabe existe alguns projetos de scrapbook que realmente são cativantes, que entram para a nossa galeria dos liftáveis, dos layouts para estudo, ou simplesmente, dos projetos preferidos!

Para mentes inquietas, fica o pensamento: como foi que nasceu aquele projeto? Por que ela escolheu esse e não aquele enfeite e cores? De onde foi que essa scrapper tirou essa idéia de usar isso dessa maneira? Sabe aquela curiosidade de como tudo surgiu? Um dos motivos de eu AMAR assistir a vídeos em que as scrappers estão trabalhando é exatamente esse, elas normalmente explicam seu processo criativo!

Pois bem, esse artigo trata disso, de pensar um pouco sobre o processo de fazer scrapbook, porque a scrapper usou isso ou aquilo e como algumas páginas simplesmente surgiram, como que num rompante de criatividade ou simplesmente, uma expressão de amor pela pessoa, momento retratado naquela foto... Mas para não ficarmos só no devaneio, estou me baseando nesse artigo do Get it Scrapped para começar!

Ponto de partida para fazer scrapbook, por que e para que ou quem você está fazendo esse projeto! Afinal:
1. Qual é o propósito da sua página?

para a sua expressão criativa;
by Maísa Mendonça (UAU) ;-)

para oferecer uma oportunidade para experimentar e / ou brincar com produto e / ou design;
by Renata Watanabe baseado no sketch de Larissa Albernaz:
Pelo design:

by Debbie Hodge: Meu propósito com "New Spot" era jogar com o princípio de design de equilíbrio e fazer algo realmente bonito para apresentar neste momento que eu estava gravando principalmente para mim.

para explorar um tópico e melhor compreendê-lo;
by Pati Kuntze para explorar o ciclo tetrádico

para criar um registro de uma coisa que aconteceu (desde um breve momento a um grande evento);
by Karla Juliana da aula da Celine (3 anos da Klara!)

para expressar como você se sente sobre um assunto específico e / ou pessoa;
by Olimpia Hunt para a mãezinha querida dela! ;-)

para transmitir uma mensagem a quem você pretende compartilhar esta página;
by Sueli Suga

. . . ou pode ser outra coisa. . . apenas descobra seu motivo e mantenha isso em sua mente enquanto você segue na construção de seu projeto!


Nessa linha de scrapbook terapeutico ou sobre a vida real, ou ainda, de autoconhecimento, vários artigos foram publicados recentemente, dêem uma lidinha neles! Estão fantásticos:
1. Cyn Vilela: para variar um artigo excelente da Cyn sobre o processo de criação da página abaixo. 

2. Luzinha Folch: I could write many titles for this post... q originou o desafio das dinossauras no SD;
3. Claudia Antunes para Guia do Scrapbooking
Projeto da Regi Tahira para o artigo da Claudinha:

Só para finalizar sobre o propósito do projeto, ele foi feito para vc, para alguém, uma encomenda?

Eu costumo fazer scrapbook para mim, para eu me lembrar de detalhes felizes, momentos marcantes da minha vida, mas sempre penso que quero deixá-los para meus filhos verem e lerem meus sentimentos para eles... Já fiz e faço encomendas, mas já vi muita gente que não faz simplesmente por não ter envolvimento sentimental com o cliente... e acredito muito que isso faz bastante sentido por isso sempre q vou fazer encomendas tento conhecer a pessoa, os gostos, as cores... Além disso, tb é preciso pensar na limitação do valor dos produtos.
Seja qual for o propósito com que você faz scrap, isso se reflete claramente em seus projetos, seja pelas cores que costuma usar, pelo design e técnicas adotadas e, após algum tempo, você acaba desenvolvendo uma identidade para seus projetos!

Só para falar um pouco de identidade: vou citar a Megui Saito e você logo vai se lembrar de muitos projetos dela e sempre vai saber que ela é a autora deles pq tem muita tinta, carimbos, cores, flores, furadores de borda, camadas, journaling em tiras ou escondido e muitas fotos!

A Maísa acredito que também tem um estilo bastante definido, sempre que vejo um projeto dela, vejo muitos doodles, carimbos, técnicas artísticas, fotos preto e branco lindas, muita cor e camadas e um design impecável!

Outra que tem um estilo bastante definido é a Fernanda Argoud! Alguém discorda? Muita tinta e pintura, fotos que se misturam com pinturas e muita sensibilidade!

Agora que você já sabe pq fez ou quer fazer esse projeto, pense sobre:

2. Qual o papel que a foto e o journaling irá desempenhar nesta página?Pergunte-se sobre estes dois elementos porque eles geralmente definem as necessidades de espaço.

Sobre o tamanho da foto encontrei um artigo muito interessante da Cyn Vilela no qual ela explica o porquê da escolha dela por fotos de tamanho menor que o tradicional 10x15! Está muito interessante mesmo! Vejam lá as justificativas para a escolha da foto num tamanho reduzido!

Sobre as fotos, eu costumava revelar muitas de uma vez só! Umas 300 de uma vez de 5 ou 6 eventos e infelizmente, imprimir fotos em casa ou em gráficas não dá certo pq no meu caso não ficam boas e amarelam com o tempo... enfim, cheguei a uma conclusão, qdo quero fazer algum projeto, revelo só o que vou usar então não fico com muitas fotos "encalhadas" esperando para serem usadas em projetos.
Uma coisa que eu sempre tenho em mente é que scrapbook não pode envolver stress...  Sobre meu scrapbook por exemplo, lendo o livro da Cathy Zielsky, descobri que sou uma scrapper de momentos e não de eventos... praticamente não tenho albuns cronológicos ou temáticos (exceto grandes temas como: páginas do Victor ou páginas do Vinícius! ehehehe).

Resultado: Como só faço scrap de fotos que gosto e não me preocupo com o q sobra... pq nem toda foto precisa virar scrapbook não é mesmo? Todas as fotos que sobram ou ficam na caixa esperando serem scrappeadas ou vão para albuns!
Então para definir suas fotos a serem usadas nos projetos, responda às seguintes perguntas:
◦ Quais fotos vc tem a disposição?
◦ Quais você deseja incluir?
◦ Quais fotos vc precisa incluir para alcançar o propósito da sua página da etapa # 1?

Algumas sugestões sobre como escolher suas fotos:
1. escolha o ponto focal, uma ou mais pessoas em destaque nesse evento ou momento;
2. capture detalhes como o bolo, o buquet, um enfeite especial, a expressão de carinho, diversão;
3. busque a espontaneidade do momento;
4. pense nos diferentes ângulos, principalmente das crianças, que costumam ser muito ativas e se dependuram para todo e qualquer lugar!

Dêem uma olhada nesse layout duplo da Ali Edwards que foi publicado no livro "Designers eye for scrapbooking with patterned paper". (Desculpem a qualidade da foto, mas é que eu escaneei pq achei esse exemplo muito bom mesmo!)





Quanto ao sobre journaling, pergunte-se:
◦ Quanta história/texto/journaling esse projeto exige?
◦ Quanto de espaço (em relação a outras partes) você vai precisar para o journaling?

Bom, já deu para perceber que sou prolixa, então costumo variar muito e acabo bucando novas maneiras de incluir meu journaling no projeto, isso inclui: texto em fitas, tiras, no próprio background, ao redor da página como uma moldura, seguindo o contorno de algum enfeite, journaling tags ou coisa parecida, meio que escondido mesmo pq eu sempre acabo escrevendo mais do que deveria...

Sobre journaling leia mais em:


Debbie Hodge: Nessa página provavelmente duas fotos seriam o suficiente, mas como eu amei todas e como elas ficaram bem juntas, mantive todas.Também amei como as fotos mostraram a interação entre meu marido e meu filho. Além disso tenho uma tendência pessoal em usar múltiplas fotos.Como eu precisava de muito espaço para o journaling, optei pelo bloco de texto justificado.

3. Como será que o título, enfeites, e base do projeto apoiam a sua foto e journaling escolhas? Todos os elementos de uma página estão interligados. Comece a pensar sobre estes três elementos da página e como eles devem ser abordados para alcançar um design sólido.

Considerar para o título:
◦ Você precisa de um título?
◦ Qto espaço para o título vc tem considerando a foto e o journaling?
◦ Você gostaria que seu título a ser uma parte forte do design?

◦ Você gostaria de usar o título para auxiliar no fluxo da página?


by Dan Marques: título pequeno, mas olha os números! Babei neles! Ficaram demais ne!


◦ Você gostaria de usar um título mais engenhoso ou simples?
Para saber mais sobre a escolha de um título de página:◦ Títulos de páginas de scrapbook (em inglês)


Considerar a base, background ou tela:
◦ Dado espaço necessário para as fotos, journaling e o títulor, que tipo de projeto vai funcionar bem?
Por exemplo, você pode criar um design que vai precisar preencher a página inteira ou com espaços em branco generosos?

◦ Dada a sua finalidade página que tipo de tom que você deseja definir?
Um design linear ou bloqueado vai evocar sentimentos diferentes do que a de um design de estilo livre com floreios e camadas e raramente em forma de espaço em branco.
by Amy Tan! E a queridinha do momento mostra, como usar grid e ser simplesmente muito divertido e colorido! ;-)
 
Para saber mais sobre a tela:
Elementos da página de scrapbook: a tela



by Debbie Hdoge: Em "I Am a Schlepper", o título é provavelmente a parte mais importante página.
Ele define um tom confessional e divertido, junto com a foto, sugestões do espectador com o tema.
Uma foto reveladora é tudo que é necessário eo resultado é muito espaço em branco e uma abordagem em camadas para a tela.
Um pássaro bonito e uma fileira de alinhados (mas diferentes) botões são os enfeites.



Quanto aos enfeites:
Quando você começa a entender como as coisas estão se unindo, tenha em mente o tom que você deseja definir e, assim, o tipo e número de enfeites para incluir.
◦ Quais motivos ou significados apoiam a escolha dos enfeites?
◦ Como você vai usar a cor?
◦ Vai usar os enfeites para guiar o olhar ao redor da página (ou seja, criar o fluxo)?
◦ Onde está o fator "charme"?

Para mais informações sobre enfeites:
Enfeites para dar suporte de fluxo de página Scrapbook (em inglês)

E para finalizar essa pagininha na qual explico alguns dos motivos para tudo o que coloquei nele!


by Sueli Suga (esse projeto é bastante significativo para mim... tem minha idade passada... mas era sobre aquele momento: fotão pq é um dos poucos projetos sobre mim, transparência sobre papel de fita métrica (mania de ser certinha hehehe), flores pq nasci na primavera e amo flores (azul é minha cor predileta) e detalhes rosa e de mulherzinha pq... afinal, sou mulher!

Bommm é isso!
Espero que tenham gostado! Bjksss

18 comentários:

  1. Sueli preciso dizer que vc simplesmente arrasou no seu artigo. Completo, bem dividido, bem explicado e exemplificado, gostoso de ler e repleto de dicas maravilhosas. Olha vc deveria escrever um livro viu!ADOREI!!!!!bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. Su como sempre perfeito seus artigos adoro ler tudinho varias vezes, adorei. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Su querida, q surpresa maravilhosa me ver (logo 2 vezes!!!) nesse seu artigo maravilhoso!!!
    Parabéns e muito obrigada de coração!
    bj
    Cyn
    PS. Vamos ver se como anônima eu consigo deixar o comentário - rsssss - esse blogger...

    ResponderExcluir
  4. Menina que demais!!! Tá um show esse artigo!!! Parabéns querida! E obrigada! ;)
    bj

    Maisa

    ResponderExcluir
  5. Uallll super artigo
    amei tdoooo
    parabéns e obrigado
    bjsss
    Leila

    ResponderExcluir
  6. Ualllll que maravilha de artigo. Super adorei.
    Suguei todinho e absorvi grandes dicas. Beijos Mary

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Sueli! Arrasou ... muito bem elaborado! bjo

    ResponderExcluir
  8. Puxa, Su, como você é didática!!! Novamente, o post ficou completíssimo... Valioso mesmo!
    Um beijinho,
    Ana Cris

    ResponderExcluir
  9. Mais que máximo!!!
    Estou indo agora postar o link daqui no meu blog!!
    ahauahuaha


    www.terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. FALA SERIO EIN DONA SU...UM ARRASO ATRAS DO OUTRO.... OBRIGADA PELA REFERENCIA....BJOS LINDA

    ResponderExcluir
  11. sou sua fããããã, Su!

    ResponderExcluir
  12. Suuu, adoro seus posts! Maravilha!!! Parabéns! :)
    Renata Watanabe

    ResponderExcluir
  13. Perfeito!! E cada projeto mais lindo do que o outro!! Adorei!!!
    bjocasss

    ResponderExcluir
  14. Gente, que post maravilhoso foi esse?
    Pelo amor! Tem de tudo! Super detalhado, com as páginas mais incríveis!!! Afffffffffffff, é um post para se visitar e revisitar muuuuuuuitas vezes! E farei isso!
    Beijosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Sueli, que baita artigo! Muito bom, cheio de dicas ótimas, adoro ler esses artigos para lembrar conceitos que estão abandonados, no fundo do baú. Mas não peso nisso tudo quando vou fazer uma página não, geralmente começo com os papéis e foto e deixo o resto fluir. Beijos e obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  16. Sueli, que TUDO este post/artigo. Você escreve como ninguem. Adorei a riqueza de detalhes e informações. E claro, adorei me ver por aqui...hehe.
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  17. Quero te convidar a participar do meu espaço para divulgação de blogs!
    http://santaclaraartesanato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir