05 março, 2014

Uso de aquarela no scrapbook

Olá pessoal, hoje sou eu, Elvira, que vim aqui dar uma dica, de um material que tenho usado bastante nos meus layouts, que é a aquarela.
Senta que o post é grande...kkk

A pouco tempo, tenho me interessado mais pela técnica de mixed media, que usa bastante tintas, gesso, etc...
As dicas que vou dar é como eu trabalho no scrapbook, pode ser que outras designer trabalhem diferente, mas eu gosto muito do jeito que faço. Não aprendi com ninguém, na verdade comprei e vou usando como minha imaginação pedir.

Para compreender como utilizar a aquarela em seus trabalhos o primeiro ponto é compreender melhor este material, que pode ser encontrado, basicamente, em duas apresentações: em barras sólidas ou em tubos. 
Quando em barras sólidas a aquarela deve ser utilizada molhando-se o pincel e então pegando com ele a tinta diretamente sobre a barra. Uma outra alternativa é tornar pó o conteúdo da barra e utilizar um godê para misturar um pouco do pó à água. 
Quando estiver utilizando aquarela em tubos a grande vantagem é que a duração do produto é maior e sua conservação evita a contaminação de uma cor pela outra. No entanto os tubos são pequenos e, por vir já misturada com água a tinta pode acabar mais rapidamente. Mas a qualidade dos tubos é sempre superior a das tintas em barra. 
Outro ponto importante para que você faça um bom uso da sua aquarela é compreender como se dão as combinações de cores para o uso da aquarela. Diferente do que você pode estar acostumado, as cores na aquarela não são conseguidas através da mistura de diferentes tintas, elas são conseguidas a partir da sobreposição de diferentes cores, pois as cores da aquarela, por serem transparentes, funcionam como cores luz. 
Eu uso a aquarela em tubo, nunca usei a outra, mas quem sabe não fique legal não é.
Uma coisa que observo quando vou usar esse tipo de material é a gramatura do papel, que deve ser um pouco superior, em torno de 220 mg, pois como se usa água para dilui-la, o papel pode deformar.
Existem várias marcas e preços no mercado. Por exemplo, tem da marca Holbein em bisnaga 12 cores, custa em média 190,00, eu uso da marca Pentel, que  estão disponíveis  em jogos de 12, 14, 18 e 25 cores com bisnagas de 5ml.O de 15 cores você acha na média de 36,70.

Então tem para todos os gostos e bolsos, kkkk...
A pintura tradicional com aquarela é feita com pincel, mas eu não uso, acabo usando os dedos mesmo, que acho o efeito mais legal.
 Na hora de pintar,uma dica importante é sempre começar pelas cores mais claras e depois ir acrescentando as mais escuras, e saber que as imperfeições podem acabar dando um efeito legal. 
Você tem que saber se aproveitar delas.
A seguir alguns backgrounds que fiz usando a aquarela...adorooo...




 Li em algum lugar,  que você não pode ter medo da aquarela porque ela percebe, kkk.
Então bom uso de suas tintas, e espero que tenham gostado!


10 comentários:

  1. Quanta inspiração linda! Amei a dica!

    ResponderExcluir
  2. Teus trabalhos estão cada dia mais lindos.
    Obrigada pelas dicas, tenho aquarelas, mas nunca usei, quem sabe me aventuro.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Elvira, adorei as dicas! eu tenho um monte aqui, mas dificilmente uso. Vamos ver se começo a me aventurar!! os LOs estão lindos!!!

    ResponderExcluir
  4. Elvira, passada com tanto LO lindo. Amei as dicas da aquarela... Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Elvira, obrigada por compartilhar conosco! Amei!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  6. Amei Elvira, seus trabalhos estão maravilhosos.
    Obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  7. Elvira, adorei a dica!
    Acho que este tipo de tinta é o único que ainda não "coloquei meu dedo"! Vou experimentar! Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Elvira, que dica legal. Adoro aquarela. Os trabalhos estão lindos.

    ResponderExcluir
  9. Amei o post, adoro colocar sujar os dedos quando faço scrap!! Vou aderir a aquarela tb!

    Seu trabalho é muito lindo, parabéns!!

    bjooo

    ResponderExcluir