01 outubro, 2013

ARTIGO - Explorando Project Life e as possibilidades de seus plásticos protetores

Oláa!
Td bem com vcs?

Já a algum tempo atrás eu pensava em fazer um artigo sobre o que fazer com os plásticos protetores específicos para o Project Life. Aproveito para falar um pouco sobre esse projeto e de um início de experiência que estou tendo com eles.

Acredito que não precise mais falar sobre o que é um Project Life (PL), mas para quem nunca ouviu falar, segue um videozinho que explica rapidamente o conceito e mostra vários produtos existentes(principalmente prestem atenção aos plásticos protetores!). Não é comercial viu gente, é so para quem não conhece e tb para verem um pouco da variedade de plasticos existentes.



Ao mesmo tempo que o PL é um fenômeno mundial, tanto que as linhas de scrapbook mudaram seus produtos justamente para atender a esse grande público, o PL é alvo de críticas com relação à falta de criatividade envolvida em todo o processo e o resultado final muitas vezes é muito poluído e "quase" não foge de um álbum de fotos comum.

Até experimentar confesso que eu também tinha um certo preconceito com relação ao PL, porém recentemente fiz diversas páginas nas quais pude incluir nada mais nada menos que 33 fotos em 4 plásticos protetores em cerca de duas noites, além de nem mesmo precisar de adesivo dupla face em algumas das fotos! Para uma scrapper cheia de sentimento de culpa como eu (quanto a milhares de fotos não escrapeadas), isso foi a redenção!

O entusiasmo foi tanto que agora aguardo um pacotão de 60 plásticos protetores para poder fazer scrap de todas as fotos que estão escondidas em álbuns sem gracinha... ;-)

Então o processo é o seguinte:
  • as fotos que são chuchu beleza, aquelas que vc fala UAU, você faz scrap normal (tamanho e mil técnicas conforme sua neccessidade);
  • e aquelas fotos que retratam diversos momentos cute-cute, que por sua sequência valem a impressão, mas que não são a sétima maravilha do mundo, você usa plásticos protetores do tipo PL.
Isso é uma regra? Com certeza não e vcs vão ver fotos de cair o queixo nos PL, mas é só uma ajudinha para nos organizarmos mentalmente sobre como trabalhar quais fotos escolher para trabalhar com os plásticos protetores.

Então para clarear:
  • Todas as fotos que queremos imprimir tem uma relação conosco, sejam elas lindas ou não,  elas retratam uma relação de afeto, relatam um acontecimento especial do dia/semana/mês, ou ainda, relatam seu cotidiano, aqueles pequenos detalhes que passam despercebidos senão usarmos lupa para maximizar o valor delas... Então, todos esses casos, merecem, e muito, serem "escrapeados" e é por isso que Project Life tornou-se sucesso, porque tornou possível fazer scrap simples, rápido e prático e tudo o que nos é caro.
Um detalhe q talvez importe é como vc organiza seus álbuns... Eu não faço scrap cronológico (tipo PL mesmo), faço scrap e organizo em pastas por pessoas da minha família e outra com momentos da família. Daí me veio a dúvida, onde guardar essas "páginas" q retratam momentos e tem 3 pessoas diferentes nelas? Depende, algumas vou colocar nos álbuns das pessoas, porém a maioria vai ficar na pasta da família!

Vamos dar uma olhadinha na iniciativa da Jeniffer (Simple Scrapper) sobre uso do Project Life + Libraray of Memories para um álbum de bebê.


A mistura dos vários modelos de plásticos protetores com as páginas tradicionais de scrap traz um encanto e completa a estória! Esse é o grande valor do PL!

Se depois de gostar da experiência de relatar semanalmente/mensalmente seu cotidiano, então deixe um álbum específico para isso, porém, até lá, siga inserindo esses seus novos amigos dentro dos álbuns que você já tem! A questão é só decidir em qual deles vc vai inserir! ;-)

Agora voltando aos plásticos protetores, eles são todos iguais? Vamos ver que não, a Melissa Stinson fez uma rápida comparação entre 3 marcas de plásticos protetores (American Crafts, Echo Park e Project Life) (Veja tb a comparação com Me and My big Ideas  e veja essa pergunta no fórum Two Peas).


Vejamos alguns modelos de plásticos protetores:
Marca Sn@p

Marca Pink Paislee

Marca Sn@p

Marca We R Memory Keepers

Existe uma infinidade de modelos, tamanhos e marcas e isso tb nos leva a uma pergunta, como guardar esses seres escorregadios?

Muita gente guarda em um álbum extra dedicado a eles, porém essa não é uma alternativa boa para todas e a principal justificativa é que por eles ficarem na vertical eles ficam tortos e isso prejudicaria o produto na hora do uso.

Eu não testei o uso de um álbum dedicado a isso e não me pareceu má idéia desde que seja um álbum de garras que seja fácil de abrir e retirar o modelo desejado, porém tb confesso que não me agrada muito a idéia de vê-los todos amassados e tortos. O que eu faço é deixar dentro da caixa ou embalagem original porque normalmente elas vêm com um papelão duro que mantém a estrutura do produto.


Templates de modelos de plásticos protetores para organização e outras dicas legais de como organizá-los - by create scrapbooks

Além disso existem toneladas de templates digitais para facilitar a foto colagem para impressão.


Vou dizer da minha experiência, como estou iniciando, não comprei nenhum tipo de template e fiz colagens ou manualmente (recortando e colando a foto) ou no Picasa, que é super fácil de mexer.  Destaquei aqui esses templates porque eles já vem com espaço para journaling e alguns já vem com o espaço para vc colocar o embellishment digital, o que seria uma mão na roda porque aí é só colocar nos plásticos protetores e fim.

Também há a possibilidade de fazer PL digital e para isso montões de produtos estão disponíveis. Conheço poucas brasileiras de fazem PL e vou destacar duas: Ge Visacri e Débora Prass (uma digital e outra artesanal). Ambas fazem tanto PL quanto scrapbooking tradicional e são máster no assunto!



1. Misturar diferentes tamanhos de plásticos protetores e diferentes modelos é bom demais! No exemplo abaixo vemos essas diferenças trouxeram mais movimento e diversidade qto ao design.

Fonte: Maryann

2. Mix de formas, ângulos e tipos trouxe quebrou o excesso de quadrados do modelo com quatro bolsos 15x15.
3. Modelo de plástico com 1 bolso 10x15 e 10 bolsos 10x7,5 adotou um mix de itens, desde fotos lindas editadas, calendários, journaling cards até memorabilia.


4. Modelo mais usado de plástico protetor! 90% dos vídeos de PL usam esse modelo. A resposta para isso é que ele é muito versátil! possui 4 bolsos 10x15 e 4 bolsos 10x7,5cm.  As fotos 10x15 são as mais comuns e os bolsinhos menores são basicamente para escrever journaling, incluir fotos pequenas e outras cositas más para embelezar o projeto. Escolhi o exemplo abaixo porque amei a quantidade de journaling e word art que ela incluiu na foto mesmo. Ficou lindo né.

5. Modelo que inclui espaço para 6 fotos 15x10 usado com 3 fotos 30x10! Amo qdo saimos do comum e d do quadrado! ;-)

6. Modelito com formato diferente tb! Adoro esses wordarts!
Fonte: Simple Stories

7. Plástico de tamanho super comum para guardamos nossa memorabilia. O enfeite ficou por fora do plástico!
8. Foi feita uma costura com linha transparente (acho que é de pesca) e dessa forma criou-se um bolsinho!

9. Confeti, confeti, confeti!! AMO e dá uma alegria ao projeto né!

A seguir só algumas pagininhas singelas q fiz usando os plásticos protetores...





Agora alguns videozinhos da super Glitter Girl!

Outro videozinho:


Mais inspiração?
http://www.jamaicamakes.com/jamaica/project-life/page/3/
http://pinterest.com/pin/270216046365420521/
Série de vídeos sobre Project Life do Two Peas: http://www.twopeasinabucket.com/gallery/projects/videos/project-life-with-two-peas-video-series/
Quer se razões para fazer PL? Visite o site:
http://debbiehodge.com/2013/09/scrapbooking-project-life/
Veja mais aqui:
http://www.paperclipping.com/tag/project-life-2/

Bom, é isso!! Espero q seja útil e traga inspiração para muitas pocket pages para vcs! Bjkssss

7 comentários:

  1. Amei o artigo, ando afastada do scrapbooking e não sabia dessa novidade !Achei super interessante!! porém aqui no Brasil já estão vendendo esses plásticos ? Poderia indicar onde comprar on line ? obrigada !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Célia,
      Já estão a venda sim!
      em praticamente todas as lojas online já tem e talvez nas lojas físicas tb. Vou indicar duas q sei q tem, mas confesso, não olhei outras... Yummys e Les Babioles.
      bjss
      Sueli

      Excluir
    2. Obrigadaaaa, eu visitei algumas lojas que conhecia e não encontrei, vou agora nas lojas que vc me indicou, obrigada mesmo, vou ver se consigo começar logo meu Project Life !!! Beijos !!

      Excluir
  2. Sueli, você arrasou com este artigo! Maravilhoso!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quanta dica ótima Su!!! Adoro sempre! E esse tipo de a´bum é facil facil de fazer né? Dá pra tirar muita foto do computador....obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Oi Sueli :) minha dúvida é a seguinte: estou querendo fazer uma espécie de Smash Book para guardar minhas memórias de namoro, mas o P.L me encantou muito. Na verdade eu queria saber o que você me indicaria, usar aros como fichário ou estilo caderno mesmo? Porque tenho certeza que vai ficar muito grosso, minha ideia é não parar de registrar e sempre ir acrescentando folhas etc.
    Obrigadinha desde já.
    Parabéns pelo artigo, foi o mais explicadinho sobre esse assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir