1 de outubro de 2012

ARTIGO - Sintonia fina para as tendências: cores!

Oláa!
Td bem com vcs?

Comigo tudo bem!
Hj vou falar de um assunto que me fascina muito! Quem frequenta meu blog sabe que de tempos em tempos eu volto a esse tema: TENDÊNCIAS!

AMO pesquisar tendências pq me fascina saber o que vai estar na moda, o que iremos encontrar por todos os lados antes mesmo de sairem os lançamentos das indústrias e o melhor, já ir pensando sobre como vc usará cada uma dessas tendências!

As tendências da área do scrapbook vem principalmente da área de decoração e moda, mas tecnologia, estilo de vida, entretenimento, hábitos de consumo e aspectos econômicos, culturais e sociais também podem influenciar o que vai ou não ser moda e apesar de serem tendências globais, cada país, grupo ou ainda, cada indivíduo vai interpretar a tendência à sua maneira, e esse tb é um dos motivos de eu amar acompanhar as tendências!

Dentro do scrapbook podemos dizer que elas influenciam a cor, a estampa, o motivo, a técnica, o material e até mesmo  o design!

Neste primeiro artigo sobre o tema enfocaremos a COR! Qdo falamos de cor logo nos vem a mente o sistema de cores PANTONE que é amplamente usado na indústria gráfica e que publica a cor do ano e várias paleta de cores que acompanham a cor principal.Vejamos esse exemplo das cores Pantone para 2012, no qual a cor TANGERINE TANGO foi eleita a cor do ano:
Só de vcs verem essa paleta, já não identificaram várias paletas que usamos aqui em nossos desafios? E tb em várias coleções de papéis?

Veja aqui algumas aplicações dessas cores na moda. (Fonte da img: Phileo Consultoria de Imagem e Estilo).

Três exemplos de tendências atuais da indústria do scrap:
-Cores pastéis da coleção Dear Lizzy com predominância da cor azul/verde mentolado:

Cores neon inclusive em carimbeiras da Hero Arts em design by Heidi Swapp (se vc quiser dicas de como usar neon, entre no link dela!):

Efeito Ombré ou degradé: está vinculada a muitas vezes a técnica, mas alguns produtos já são lançados com esse efeito: 
by Dear Lizzy - American Crafts

Entrando agora no site da Pantone, vejam as 5 paletas de cores mais em moda:
Se vc entrar em cada um dos nomes de paletas você terá acesso à descrição  de cada uma das paletas, e... acho que não falei nesse artigo antes, mas as cores trazem em si muitos significados e a junção delas "transmitem as mensagens" que queremos. Vejam pelo menos a descrição abaixo:

Imagine... Happiness: Imagine a mint green land with harlequin trees. Imagine orange raindrops falling into lemon seas. Imagine red clouds dancing and swirling, mixing with the pale sky to make pink. Imagine the place at the end of the garden, where treasure is hidden. Happiness is bright.

Vocês já não se imaginaram pulando nessas nuvens vermelhas? hahaha

Indo um pouco mais fundo no estudo das cores Pantone, vejam as 12 últimas cores do ano publicadas:
E agora vejam como as cores meio que se repetem periodicamente:

Aqui um videozinho no qual falam sobre o que os influencia na escolha das paletas:

Leia mais aqui sobre Pantone:
-O que é Pantone?
-Pantone: site oficial
-Mais sobre como a Pantone decide sobre as paletas de cores
-Vejam que interessante esse site chamado Colour Lovers. Em especial entrei nesse link Craft Trends.

E para finalizar a tendência relacionada a cores, a cor de 2013: Emerald!
Acompanhe abaixo os significados que essa cor nos trás.

A seguir veja as outras cores propostas para compor paletas:

Se você observar bem, vai ver que praticamente todas essas cores foram "traduzidas" na nova coleção da Amy Tangerine:


Agora veja um videozinho com explicações sobre as cores escolhidas:

Outras paletas que tomam por base as cores acima:

Extratos: Eleva os tons alaranjados e apimentados a um novo nível, emprega notas saborosas de cor juntamente com sugestões de aromas atraentes para criar combinações que são agradáveis, picantes e muitas vezes inesperadas. Há um gosto sutil implícito nesta paleta que evoca uma nota um tanto exótico superior em coral temperado, melão e canela maçã. A presença tranquila de rosa "empoeirado" e argila cozida é refrescante equilibrado por uma banana verde. 
Aqui um exemplo da Little Yellow Bicycle:

Glamour: Elegante e sensual, é muito reminiscente da época Art Deco interpretados com influências contemporâneas. Há algo de muito personalizado e único no estilo sedutor que envolve tanto a confiança e talento. As cores refletem adequadamente o estado de espírito de uma época passada: vermelho Rio e azul Mônaco, marrom chinchila, cinza etéreo e azul-petróleo. Para adicionar mais brilho ao glamour, há o prata e champanhe bege.
Nova velha escola: Outra paleta enfaticamente ligados ao património e história. Adicionando um toque para um pouco "preppy", paleta de colegial e clássica, que celebra os tons tipicamente encontrados em bandeiras  e banners. Os estilos também são lembranças do passado, e ainda, algum esporte com um novo olhar contemporâneo. Há vermelho fita, branco brilhante e azul sodalita, o azul náutico ultramarino e o cinza gárgola e microship que faz a ligação entre o velho e o novo mundo.
Temos outro bom exemplo da Little Yellow Bicycle:

Pegadas: é uma paleta que nos leva a um caminho decores  tribais vibrantes. Esses são passos que não são tomadas de ânimo leve, mas sim com coragem, franqueza e direção. Seguindo o ritmo sedutor da tangerina tango são pavão azul, um rosa ardente, amarelo solar. Um amarelo esverdeado chamado oásis fornece refúgio do calor do marrom Sudão.
By Authentique:

Vejam como essa paleta já se traduz em papéis e enfeites na linha do Studio Calico (Cha Summer 2012).



Fora do comum: Peculiar, estranho, extravagante e até mesmo um pouco obtuso, os produtos fora do comum imediatamente capturam a imaginação do espectador. Pode ser no estilo, forma, textura ou design que essa paleta atrai o olhar, mas mais frequentemente é a cor que capta a atenção imediata. Cores como azul Bonnie, abóbora e purê de trufa de chocolate são deliberadamente sedutoras, enquanto verde âmbar, verde tília, dourado vara, violeta brilhante e rosa fecham essa matriz criativa.
Veja essa "tradução" via Prima Marketing:
A coleção Soleil da Basic Grey também aplica essa paleta (gostei mais dessa...):
Outras paletas foram propostas:
-Veja em: http://www.digishoptalk.com/insider/color-trends-for-2013-get-ready-to-pantone/
-Dexigner: http://www.dexigner.com/news/24716

O mais interessante quando estudamos tendências (e brincamos de advinhação... hehehe) é que normalmente a próxima tendência já dá sinais no ano anterior ao seu lançamento e é por isso que já é possível encontrarmos tantos exemplos dessas paletas previstas para 2013.

Então vocês viram aqui alguns sites que publicam tendências de cores de forma geral, mas seguir blogs como Scrapbook Update, Aussie Scrap Source, ou scrappers super antenadas como Celine Navarro, Julie Fei Fan Balzer, Amy Tangerine, Shimelle Laine, entre outras, fica mais fácil acompanhar o é tendência!

E vcs, quais são suas fontes de tendências? Por favor incluam aí nos comentários para enriquecermos nosso post aqui!!

Nos próximos posts vou falar de outras tendências, por isso, se incluírem sugestões, já me ajudam bastante! Bjks e espero que tenham gostado!

P.S. Atualizei a cor do ano para verde esmeralda! Havia a previsão de Mônaco Blue, porém todo mundo deve ter achado muito boring... hahaha Bjsss

26 comentários:

  1. Sueli, arrasou!!! Seu artigo ficou maravilhoso!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Que post "tudibão"!!! Adorei saber mais um pouco sobre o assunto.
    Obrigada por compartilhar :)
    Uma semana abençoada para você!!!Bjos

    http://tesourapapeleoutrosamores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uau, que super post !!!

    Ok, sei o que são tendências, só não sou de acompanhar tendências, mas isto não quer dizer que eu não me interesse pelo assunto. Nunca parei realmente, para prestar muita atenção. Sou mais o tipo de pessoas que repara somente quando está na loja, olhando algum produto, e pensando, puxa, que cor legal, ou afffff, que cor hrrorrosa!
    Com certeza, vou ficar um pouco mais antenada agora!

    Valeu por todas as dicas incríveis !

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana Lu!!

      Mas tendência é assim mesmo, aderimos a elas se acharmos que nos identificamos com elas! Eu é que sou meio maniaca por novidades e sempre fico de olho... hehehehe E AMO ver como as scrappers trabalham com as tendências! Realmente existem pessoas muito criativas e que realmente conseguem se expressar por meio de sua arte! O que quero dizer é que elas se apropriam dessa tendência e dão a sua cara ao projeto!
      Posso dizer que ainda estou longe disso, mas... continuo estudando e são esses estudos que partilho aqui com vcs! Bjsssss e muito obrigada por sempre estar por aqui conosco! Bjs Sueli

      Excluir
  4. Su como sempre vc arrasa sou sua fã e só tenho a agradecer ter sua companhia aqui no blog, seus artigos são espetaculares e só aprendo com eles cada vez mais, acho que no scrap são os que realmente paro para ler e reler. Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karla,

      Agradeço muito pelo incentivo e pela compreensão com minhas limitações! Na verdade peço desculpas por elas e renovo meus agradecimentos pela liberdade que me dá e pela confiança que deposita em mim! Muitíssimo obrigada mesmo! Bjsss Sueli

      Excluir
  5. Su, seus textos são sempre tão técnicos... realmente adoro quando tem novos posts, porque são super instrutivos... aula mesmo! Obrigada por compartilhar, e sempre nos inspirar tanto! Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Elaine!
      Pois é... são técnicos mesmo! Talvez até demais, né!
      Talvez meu lado racional seja forte demais e talvez por isso busque tanto entender as coisas... e tb por isso minha arte não flua ainda tão bem, mas até lá vou estudando pq sempre aprendi que primeiro devemos aprender as regras, para depois quebrá-las! ;-) Qdo eu chegar lá, daí veremos como vou me expressar. Talvez eu publique mais minha arte e menos meus estudos! ;-) Bjsss

      Excluir
  6. Nossa! Aprendi muito com esse post.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita!
      Q Bom que vc gostou!
      Espero que seja útil e enriqueça mais ainda a sua arte! Muito obrigada! Bjsss

      Excluir
  7. Mandou super bem, como sempre!
    Adoro seus artigos, Su! E técnicos, ou não, sempre esclarecem, e nos colocam a par do que anda rolando por aí!
    'brigada.
    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suuuuperr obrigada Pati!
      Sua opinião sempre conta muito para mim! Bjksssss

      Excluir
  8. Su, eu tava pensando nisso o final de semana, acredita? Sobre as tendências das cores, pensei até entrar na vogue.com pra ver o que tá rolando na moda (acabei esquecendo). Adorei o artigo!!! Vc é demais! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Rommel!
      Q legal te ver aqui!!
      Então... estou achando que o verde deve entrar em alta... Viu que tem 3 tons de verde na paleta 2013? Além disso andei vendo muita coisa em decoração nessa cor... Não sei... mas vou ver a Vogue tb para ver se está aparecendo por lá! Bjss e muito obrigada!

      Excluir
  9. Su, incrível esse artigo. Eu, "do interior", nem sabia que essas escolhas de cores eram tão levadas a sério... nunca tinha nem pensado nisso! Para mim, uma cor virava moda, do nada, e pronto, virava tendência! Não sabia que havia um estudo sério sobre isso!!! Muito obrigada por dividir, seus artigos são sempre espetaculares!!! Minha filosofia é "o homem morre quando deixa de aprender"... por isso sempre dou uma passadinha aqui!!! beijos carinhosos...
    hera sugitani
    www.scraps-fromtheheart.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Hera!
      Tem estudos sim!! Como vc já deve saber, eu tb não sou entendida da coisa... na verdade, sou só curiosa, mexeriqueira e compartilho com vcs os meus estudos, mas longe de mim ser especialista nessas artes todas aqui, por isso sempre peço feedback dos artigos, para ver se está tudo dentro dos conformes, se todo mundo tá entendendo o que estou falando... peço sugestões de temas... pq saio por aí pesquisando e meus artigos nada mais são do que meu entendimento do que estudei e é isso que divido com vcs. Espero sempre ajude a vcs tb pq grande parte do que encontro é em inglês, mas é pq faço as pesquisas em inglês... por isso escrevo em português para produzir material na nossa língua. bom, é isso! Fico feliz por vc voltar sempre aqui! Bjsss

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo artigo. Muito bom mesmo.
    Tendência é tudo.
    Abraços
    Sarah Aquino
    www.ateliescrapbook.com.br

    ResponderExcluir