1 de julho de 2012

ARTIGO - Enfeites: tornando sua estória mais linda!

Amiguinhas e amiguinhos,Td bem com vcs?

Confesso que demorei para saber sobre o que iria escrever... E como estava difícil, resolvi encarar um assunto que eu estava protelando... Enfeites! Na realidade essa é a última parte da série "elementos de uma página de scrapbook"! Não sei se vcs se lembram mas aqui no Scrap entre Amigas temos artigos sobre: tela ou background, foto, título, journaling, além de outros sobre idéias para liftar de outras páginas, como soltar franga no scrap... hahaha Enfim, é só entrarem na aba Artigos que vcs vão ter todos eles!

Bom, parando de enrolar: Como escolher e onde colocar os enfeites da sua página!

Artigo baseado em: Choosing embellishments for the scrapbook page8 ideas for placing embellishments on the scr  apbook page. Vou falar mais uma vez, amo o Get it Scrapped e assino o Masterful Scrapbook pages!

Enfeites ou embellishments são todos os itens usados para embelezar, trazer profundidade, ajudar a contar melhor a estória q vc quer transmitir e por fim, ajudar no design da página.
Alguma dúvida até aqui com esse exemplão by Camila Borssoi? hihihi

Quase tudo pode ser usado nas suas páginas! O único detalhe é o volume que isso causa na hora de guardar. São enfeites as fitas, botões, lantejoulas, alfinetes, miçangas, lantejoulas, bailarinas, ilhoses, tags, pingentes, adesivos, flores, cards para journaling, itens die-cut, formas em chipboard, acrílico, madeira, barbantes, molduras, carimbadas, transparências, etc. e são produzidas em uma variedade de materiais como tecido, metal, papel, acrílico, plástico, chipboard, madeira, fibras de algodão, sintéticas, etc.

Se vc tem alguma dúvida sobre preservação de scrapbook e como cada tipo material de enfeite reage ao tempo, leia aqui.

Ao mesmo tempo que temos uma ampla gama de produtos, é muito comum termos dúvidas e, até mesmo, sentirmo-nos intimidadas sobre a quantidade e quais as melhores escolhas para nossos projetos.

Bom, como escolher? Simples, conforme o tema que vc tem em mãos! hahaha Mas não é só isso não é verdade? Não é pq vc vai fazer uma página sobre sua viagem a França (ui que vontade), que vc vai sair comprando papéis e embellishments com a torre Eifell!

Vejam esse videozinho singelo da Glitter Girl Shimelle Laine! ;-)

Como vcs viram, é muito possível fazer scrapbook temático usando materiais básicos, não temáticos e não é necessário comprar uma tonelada de adesivos a cada viagem que vc fizer!

Então, como tb nos preocupamos em não gastar muito, quando for comprar embellishments, lembre-se sempre de comprar itens básicos, carimbos e journaling tags, que vc possa usar em várias situações e não tão específicos. A não ser que vc vá fazer uma série, mini-album, álbum completo, etc, que aí fica legal usar uma ou outra coisa temática, se não, use flores, corações, círculos, retângulos, estrelas, borboletas, corujas, enfim, td o que você pode usar tranquilamente em diversas páginas de diversos temas!
(Nesse exemplo, apesar de ser uma página de bebê, não há nenhum item diretamente ligado a bebê, mas pássaros indicam nascimento, família. O chevron tb possui significado de proteção).
Além disso, perceba que tipo de scrapbook vc faz, se de eventos, momentos, dia-a-dia, familiar, de crianças... isso evita, por exemplo, que vc compre quilos de flores se vc quase não faz páginas femininas (como é o meu caso).
(Exemplo de scrap para homens adultos by Re Moni. A escolha dos embellishments determinou o super sucesso né! Bigodes, números e itens mais gerais como máquinas fotográficas. A paleta de cores ajudou, mas se ela tivesse mudado um pouquinho os enfeites, já poderia ser um scrap feminino... alguém discorda?)
Outro detalhe, se vc for fazer seu background ou usar papéis mais visualmente poluídos, os enfeites se resumem a poucos itens mais básicos. A não ser que vc seja adepta do estilo "everything goes", mas mesmo quem usa muitos itens, tem que pensar em como dispô-los de modo que seja visualmente agradável.
(Homenagem para a magnífica Dinah Wakley!)

Aqui outro exemplão by Bianca Ribeiro, nossa nova DT:


Então, para escolher os embellishments pensem em design,  função do projeto e do enfeite, simbologia, cores, texturas, quantidade prevista de fotos

-Leia um pouco mais sobre tipos de enfeites aqui e aqui;
  • Função: uma vez q vc já tem idéia de que quer escrever muito, os journaling cards, carimbos de journaling serão necessários. Ou ainda, vc quer cobrir uma área grande da foto pq é um espaço vazio desnecessário, então flores, die-cuts e adesivos são ótimas opções; Sobre a função da página, se vc quer fazer um scrap para refrescar a mente, provavelmente o fará sem preocupações maiores, como dizem por aí: just for fun!;
Amei esse LO da Rô Miqueleto! Ela usou vários journaling cards com carimbadas como embellishments! Tb poderia ter incluido um journaling pessoal, mas ficou demais né!)
  • Simbologia: eu amo fazer isso! hahaha  Uso muito árvores e casinhas para representar a família, borboletas para representar metamorfoses e transformações... A Adliz escreveu um pouco sobre isso num post do SD sobre scrap conceitual; Veja esse dicionário aqui.
Veja esse tb (deu até um pouco de medo! hahaha)
Aqui tb entram os brasões de família, heraldica, etc.
Para não precisar explicar mais:
Olhem que legal a última brincadeira do Scrap playground!
  • Cores: a escolha do combo de cores é muito importante e normalmente quando compramos coleções de papéis e embellishments temáticos, as cores já são predefinidas, porém como ocorre aqui no Scrap entre Amigas, todo mês a Maisa propõe uma paleta. Abaixo alguns significados das cores, porém não se atenham somente a ele, existem muitos sites que tratam da temática;

Olha que fofa essa página! Super feminina apesar da predominância do azul (também explicado pela temática Alice no país das maravilhas!
Quando falamos em agregar mais interesse ao projeto, podemos fazê-lo ao incluir enfeites que tenham cores parecidas com o ponto focal do projeto, ou ainda, cores contrastantes.
  • Texturas e formas: nesse item podemos tb agregar um significado e trazer mais interesse visual ao projeto, ou simplesmente podemos pensar em texturas e formas no sentido de dar mais profundidade à página, chamar mais a atenção aos olhos do leitor que verá diferentes alturas e materiais serem usados;
Tb podemos usar formas diferentes num esquema de repetição para dar unidade ao projeto.
  • Quantidade de fotos: nesse LO da Dani de Sá, as 4 fotos determinaram o tamanho e a quantidade de enfeites. Um lo bem feminino né? Cheio de flores!

Agora como iremos dispor esses enfeites?
  • Agrupamentos ou clusters
  • Agrupamentos de três embellishments
  • Ao lado ou em cima das fotos, blocos ou tapetes
by Renata Watanabe (se não me engano os dois japonesinhos, o meu e o da Re são Victor! ;-)
Estão vendo essas estrelinhas? são aquelas que brilham no escuro! Genial né!
  • Borrifadas, gotas, enfim, sprinkle!
  • no canto da página

  • Em série

  • Pilha de enfeites: vários brads juntos
by Ro Miqueleto
by Andrea Russo
E para finalizar, com relação ao design, colocar os enfeites para direcionar a leitura do projeto:
  • Fluxo Z
  • Triângulo visual
  • Fluxo horizontal ou sequencial
by Debbie Hodge

Outro videozinho da Glitter Girl sobre como usar adesivos temáticos e não temáticos:

Além desse, há uma série intiera realizada pela Shannon Tidwell sobre como usar cada produto, desde adesivos, bordas decoradas,  furadores, washi-tape, etc. chamada Products you love every which way
Bom... acredito que seja isso! Acredito que farei mais um post sobre enfeites, mas não vou adiantar como vai ser a abordagem, ok.
Por favor comentem para ter um feedback! Bjks e muito obrigada!

32 comentários:

  1. Amei esse post....é pra ir e voltar muuuitas vezes!!!!

    Bjos
    Bi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bianca! Puxa que bom que vc gostou! Para falar a verdade sempre fico na dúvida se o artigo está ficando bom... Sempre q puderem sugiram mudanças, temas, enfim, sou muito aberta a sugestões e críticas! Bjksss

      Excluir
  2. Ameiiiii... realmente, como a Bianca disse: tem que voltar muitas vezes!!!
    Parabéns!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sueli, parabéns! O post ficou demais!!!! Você abordou tudo de uma maneira bem fácil de se entender.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô! Q bom que agora vc está com a gente! E que produção linda, hein! Ainda nao conhecia seu trabalho direito e estou maravilhada! Parabéns! Bjs

      Excluir
  4. Su, como sempre você mandou super bem nesse artigo!
    Seus posts aqui estão ficando o "próprio baú do tesouro do scrap"... hehehe...
    Muuuuuuito bom!
    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati!! Muito obrigada sempre! Sempre que procuro exemplos vou lá no seu blog pq sempre acho tudo o que quero lá!!! ;-) Muita inspiração e criatividade! Bjss

      Excluir
  5. Parabéns!!! Que artigo maravilhoso!! Uma excelente fonte de oonsulta para sempre!!

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea! Q bom que vc gostou!!!
      Desculpe a demora, te mandei o kit semana passada tá bom! Tb não conhecia bem o seu trabalho e estou adorando! Parabéns mesmo! Bjss

      Excluir
  6. Maravilha Su! Arrasou como sempre...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo apoio Andrea!! Sempre que tiver sugestões, tamos aí! Bjks

      Excluir
  7. Amoo seus artigos Su, tudo de bom! Parabéns!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Renata,
      Q pena ainda não nos conhecermos ao vivo! Muito obrigada pelo incentivo sempre!!! Bjss

      Excluir
  8. super artigo! é um artigo pra consultar sempre,.... vira referência...........bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Luciana! Vc é um anjo viu!!! Muito obrigada pelo incentivo e carinho! Bjss

      Excluir
  9. Isso é referência , muito OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Silmara,
      Q bom que vc gostou! Td o que escreve é matéria de meu estudo pq eu tb estou aprendendo. Fico feliz em compartilhar pq daí estudamos juntas! Bjks

      Excluir
  10. Amo seus artigos Su
    isso de enfeites é sempre complicado mesmo
    acho q vai do gosto de cada um mesmo
    bjkasss
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Leila!
      Q bom te ver aqui tb!! Vou te dizer que tenho muita dificuldade mesmo na hora que colocar os enfeites. Na verdade essa é a etapa mais demorada para mim, pq até acertar os locais, demooorrraa. hahaha Acho que não é o seu caso né! Já está tão acostumada e com tanta prática que é super rápida e seus LOs saem lindosss! BJsssss

      Excluir
  11. Super artigo, mais uma vez vc arrasou Sú!!
    Seus artigos estão virando referencia no mundo do scrap.
    Parabéns e obrigada por compartilhar conosco ♥♥
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queli! Muito obrigada pelo elogio! Não sei se chega a tanto não! hahaha Minha intenção é compartilhar matérias que eu estudo para mim e isso eu tb fazia no meu blog, mas com menos frequência! hehehe Bjks

      Excluir
  12. OI Su
    Tbem?

    Post maravilhoso e LO únicos. O artigo todo é uma referência para sempre consultarmos...muito esclarecedor ...parabéns!!!
    há, se tiver um tempinho, dá uma olhadinha nomeu cantinho que está rolando um sorteiozinho.
    Obrigada pelas dicas
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Alessandra! Q bom que gostou!!
      Pesquiso bastante para poder trazer bastante informação mesmo!
      E como disse, qdo escrevo esses artigos estou estudando... a diferença é que publico aqui ou no meu blog pessoal para que todos possam ler tb! ;-) Bjssss

      Excluir
  13. OLÁ SU!
    COMO A ANDREA DISSE... ESSE CANTINHO É FONTE DE PESQUISA, SEMPRE! O POST ESTÁ SUPER ENRIQUECEDOR. PARABÉNS! BEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Hera, td bem?
      Q bom te ver aqui de novo! E que bom que vc está voltando! Muito obrigada pelo incentivo e apoio! Bjksss

      Excluir
  14. Su, Mais um artigo maravilhoso! Depois que leio seus artigos dá vontade de sair fazendo scrap, maior inspiração... E que surpresa! A minha página exemplifica logo em primeiro, adorei a surpresa, obrigada pelo prestígio. Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Camila!
      Vc é ótima! Quem sabe um dia eu escrapeio bem assim igual vcs! ;-) Bjksssss

      Excluir
  15. Super concordo com o que já foi dito.
    Adorei o artigo. É sempre bom poder refletir um pouco sobre as produções de scrap.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Su...um super artigo, informações importante e além de ser um material super legal para fazer consulta.

    Bjs e parabéns!

    ResponderExcluir