01 maio, 2012

ARTIGO - Journaling: scrapbook para contar e eternizar nossas histórias?

Oláaa,td bem com vcs?
Por aqui td bem!! Praticamente às vésperas de meu retorno ao trabalho após licença maternidade e férias, mas sempre firme no propósito de que a nossa história tem que ser construida a cada dia e q, se estamos aqui, é para ser útil ao maior número de pessoas! ;-)

Semana passada estava dando uma lidinha no blog da Jill Sprout e o texto dela calhou justamente com o tema do artigo desse mês: JOURNALING! Ela falou sobre como o journaling dela estava vazio! O journaling estava lá, presente, porém sem nada significativo, parecia um texto meio q só para preencher aquele espaço destinado a ele...

Ela seguiu falando q a foto, o título são importantes, mas o journaling é básico, essencial e que se o journaling for banal, desprovido da voz dela ou dos genuínos sentimentos dela, então não valeria a pena documentar daquela forma e ela deveria mudar a abordagem dela.

Então ela criou a página abaixo na qual ela tentou escrever um journaling real e honesto e compartilhou alguns pensamentos que ela tem tido ultimamente e que essa página se tornou especial para ela pelo q ela escreveu e não mais pelo local ou momento daquela foto.

Interessante, né?

E vc? Afinal o q é journaling para vc? Como é q vc escreve o journaling das suas páginas? Vc o escreve ou pula essa parte? ;-)
É importante ressaltar que não há certo ou errado qdo escrevemos nosso texto, porém qto mais nos envolvemos com ele, dedicando nosso tempo e personalizando-o, tornando-o nossa voz dentro do projeto, mais o projeto se torna especial para nós!

Na realidade teremos um journaling conforme o objetivo q queremos alcançar com aquele projeto!  Lembram de um dos meus primeiros artigos (Como nasce uma página)? Mas, calma, não precisa se preocupar se vc acha q tem um certo bloqueio na hora de escrever... Essa introdução com os pensamentos da Jill foi só para iniciarmos nossa conversa sabendo das potencialidades e possibilidades q podemos abranger ao escrevermos o journaling.

Algumas dicas para escrever muitoooo! ;-)
  • Prompts (textos curtos, perguntas que nos inspiram a responder a essas questões por meio de projetos e consequentemente, textos que serão usados no journaling;
  • Listas como melhores filmes, lista do que fazer diariamente, 10 coisas que amo em você, etc.;
Olha que interessante: o journaling é que definiu o design do layout!


O journaling tb pode ser considerado como enfeite, um elemento que contribui para o embelezamento geral do design da página e não somente como um
Desmistificando, nem todo journaling precisa ser texto corrido! Vc não ficou com a impressão q eu fiquei? Ficou super bem descrito quem são essas pessoas e quais sentimentos as norteiam! ;-)

Outro detalhe importante: nem todo journaling foi feito para ser mostrado! Acredito q a maioria das scrappers faz isso: journaling escondido ou journaling q ficou embaixo de camadas de gesso acrílico e papel.
Art journal by Olimpia Hunt

Algumas sugestões de onde escrever seu journaling
  • Em journaling cards
  • Escondido em uma tag

Detalhe

  • Escondido em um envelope
  • Estilo project Life com muitos journaling
  • Escondido atrás de uma camada de papel e tiras de journaling
Detalhe:
  • Escondido no LO interativo e com journaling tag
Detalhe:

  • Ao redor do layout (nem parece journaling!)
  • Usando um monte de alfabetos e rubbons!
    Detalhe:

  • Acompanhando um detalhe do enfeite:
Detalhe

  • Digitado em papel vegetal (vcs repararam como voltou à moda?)
  • Manuscrito na base da página;

Posso falar de novo? AMO a Julie! Td o q ela faz é tão cool, tão livre!! Simplesmente demais!

Outro ponto importante! Muitas vezes minhas fotos estão sem data (já deixo regulado para as fotos sairem com data, mas qdo edito/corto ou pego fotos da minha irmã, elas normalmente estão sem data). O q faço é chutar pelo menos o mês e ano da foto e escrevo ou carimbo a data da produção do LO pq isso costuma ser mais certo!

Pq isso é importante para mim? Para eu saber a idade dos meus filhos qdo eu ver o LO! Para quem não sabe, tenho filhos bebês e no lo abaixo, não sei mais qual era a idade do meu filho naquele dia...

Agora um vídeo com uma sugestao de uso de varios journaling cards que tb ajudam no ritmo do design e fica bem interessante no resultado final


 E se vc acha que os journaling cards são muito caros, eu costumo comprar os papéis que já vem com o formato de journaling cards ou ainda vc pode comprar ou copiar journaling cards para imprimir ou ainda, experimente fazer os seus próprios journaling cards! Vejam o exemplo abaixo, ficou bem legalzinho, né!



Agora para finalizar, qdo vc achar o journaling é terrível para vc e que vc sempre encalha nessa hora, pense que ele pode ser o início do seu projeto, ou seja, a fonte que te inspira a fazer mais projetos maravilhosos!

Algumas sugestões sobre o que escrever:
  • Os 5Ws, O que, Quando, Quem, Por que e Onde;
  • Entrevista com a pessoa retratada;
  • Diálogos travados com a pessoa;
  • Escreva uma carta para si ou para a pessoa retratada;
  • Peça a alguém para falar sobre um assunto que seja de interesse para layout, por exemplo: Victor (meu filho), o que vc mais gosta no papai? E na mamãe? E no Vinícius? E no Júlio? (ainda não fiz o layout, mas essas perguntinhas estão rondando minha casa por esses dias! hahaha Um projeto vai sair com certeza! ;-)
  • Use letras de músicas, citações, poemas... e inclua sua observação sobre pq esse texto é importante para vc!
E para vc nunca mais esquecer de momentos especiais a retratar, outra diquinha:


ANOTE tudo! Está sem sua agenda? Post it na carteira e voilá, journaling prontinho esperando projeto ser feito!
E sabe o mais legal disso? O momento está lá, os sentimentos tb! Como é gostoso ler algo q exala a emoção do momento vivido!

E não caia na cilada de deixar o journaling para depois, pq o frenesi da criação é tão grande que provavelmente vc não vai mais retornar àquele projeto que vc tinha prometido escrever sobre mais tarde...

Como agora vc já está disposta a escrever com certa frequência o journaling, antes, durante, enfim, sempre lembre-se da quantidade de journaling q vc está disposta a ter no seu LO pq eu já me peguei muitas vezes SEM ESPAÇO para td o q queria escrever!

E tb não se preocupe tanto assim! Escrita é prática! No começo pode ser difícil, mas se vc começar, depois não vai mais querer parar! Não vai mais se ater apenas a quem, qdo ou onde, mas vai querer contar tudo, como se sentiu, vai querer contar tudo, igual vc faz ou fazia no seu diário pessoal, lembra?

E, por fim, vcs já pensaram no porquê fazem scrapbook ou por que fizeram esse projeto? A resposta para essas perguntas podem simplesmente ser respondidas no JOURNALING!

Enfim, journaling é isso! Contar histórias, registrar para posteridade algo que achei muito importante e que minha memória com certeza não recordará caso eu não tenha dito lá, direitinho porque fiz aquele projeto e pq aquele momento é tão especial!

É isso meninas e meninos!
Desculpem o post tão escrito e menos ilustrado dessa vez, mas... talvez tenha a ver com o assunto! ;-)
Boa escrita a todos vcs!
  • Depois leiam e apreciem os projetos desse livro da Elle's Studio

7 comentários:

  1. Nossa que super artigo, amei!!
    Sabe Su, antes meus journaling eram maiores e mais detalhados, acho que com o tempo fui diminuindo, mas sinto falta quando vou olhar o álbum, fica meio vazio... tem alguns que nem data eu coloquei!!
    Mas vou voltar a escrever novamente, é tão gostoso ler depois... dá uma saudade!!
    Obrigada e parabéns.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Amo seus artigos Su
    e esse está de arrasar tb!
    amo journalings, porém não me cobro muito, o dia que estou com vontade escrevo um gigantesco, o dia que não, escrevo pequenino ou então nem escrevo e assim vou...
    bjkasss
    Leila

    ResponderExcluir
  3. ADOREI AS DICAS.
    REALMENTE O JOURNALING Ë MUITO IMPORTANTE.AS VEZES DEIXO PRA DEPOIS E AÍ JÁ ERA.TEM QUE ESCREVER NA HORA.
    OBRIGADA POR COMPARTILHAR TUDO ISSO.
    http://scrapbookrose.blogspot.com.br/
    bJS

    ResponderExcluir
  4. Su, seus artigos são sempre maravilhosos! Adorei! Bj,bj!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as Dicas, prestarei mais atenção ao meu dia-á-dia.
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Su,
    Adoro seus artigos! Muito bons messsmo!
    Parabéns!

    Ó, não consigo imaginar meus LOs sem journaling - eles sempre estão lá, nem que seja escondidinhos.
    Porque quero muito que o scrap seja o guardião das minhas memórias - ainda mais que só tenho 1 filho...
    Porque sempre tive mais facilidade de me expressar através da escrita...
    Well, muitos motivos!...rs...

    Bjks e bom retorno ao trabalho, com serenidade, sem culpa nem stress!
    Bjks

    ResponderExcluir