16 dezembro, 2012

DESAFIO - Sketch 16 - Maísa Mendonça

Olá pessoal

Já estamos de volta com mais um desafio e o nosso último esse ano, sei que final de ano é aquela correria, mas fiquem tranquilas afinal já conhecem nosso desafio e o prazo vai até dia 13/01/2013, então tem tempo de sobra dá até para usar suas fotos do natal e ano novo.

Enfim o sketch pra variar tá imperdível, então relembrando a regra é seguir o sketch e o combo de cores é livre.


 Agora vamos a interpretação das meninas do DT e começamos pela nossa convidada a ganhadora do mês passado Bárbara Caitete



Ana Paula Leal



Camila Borssoi


Dani de Sá



Sueli Suga



Rosangela Miquelleto



Renata Moni



Andrea Russo




Bianca Ribeiro



Queli Rueda



 Bom pessoal esperamos a participação de vocês.
 


15 dezembro, 2012

RESULTADO - Desafio do sketch 15

Olá pessoal 

Vamos a mais um resultado do desafio do sketch 15. pois é já foram 15 desafios no total e como passa rápido não é! Bom queremos agradecer de coração a participação de vocês por aqui algumas sempre participam, outras pela primeira vez, mas todas muito bem vindas sempre por aqui.

E vamos ao que interessa o sketch foi esse:



E a vencedora foi: Vanina Costa


Parabéns Vanina sua página ficou mravilhosa, pode enviar seu endereço para nosso email scrapentreamigas@yahoo.com que enviaremos seu prêmio.

E meninas amanhã tem mais desafio e podem ficar tranquilas, pois o prazo é só para janeiro então tem tempo de sobra e não deixem de participar.





08 dezembro, 2012

DICA - Caixinha de Presente by Pati Kuntze

Olá garotas... fim de ano tá aí, preparativos para as férias, correria pelos presentes, parece que tudo acontece em novembro e dezembro, não é?!
Bom, mas pra quem ainda tiver um tempinho, vou mostrar como eu fiz uma caixinha usando alguns materiais reciclados, pra colocar um presentinho, ou ser o próprio presente!... pisc...
Vocês vão precisar de:
- miolo de uma fita adesiva (o que usei tem 2,5cm de altura e 8,5cm de diâmetro);
- papel paraná ou outro papelão que possa ser moldado;
- 2 chipboards redondos  ou corte você mesmo 2 círculos no paraná/papelão, 0,5cm maior que o diâmetro do rolo de fita;
- folhas de um livro antigo, ou outro papel pra encapar;
- cola branca e pincel.
  
Primeiro cortei uma tirinha de papel paraná com 0,5cm de largura e moldei um aro ligeiramente menor que o diâmetro do rolo de fita e colei. Colei e prendi com um grampinho para aguardar a secagem.

Rasguei as folhas do livro em tirinhas e encapei todas as partes (2 aros e duas rodelas de chipboard). Costumo dissolver a cola branca em água em partes iguais.
Espere secar bem pra poder manusear sem que o papel grude nos dedos e acabe rasgando.

Depois cole cada aro em uma rodela de chipboard. Posicione um peso em cima pra garantir que as partes fiquem bem unidas ao colar e aguarde novamente a secagem.
  
Pronto... agora é só decorar sua caixinha conforme o gosto e voilá... uma embalagem personalizada com todo o carinho, para oferecer um presente a alguém querido!
  
Ah... essas florzinhas eu fiz seguindo o PAP que a Rô Miqueletto ensinou aqui, usando filtro de café, lembram? A bege eu fiz com filtro de café usado e a amarela fiz com sulfite neon.
Espero que curtam a dica, eu particularmente sou fã de um reaproveitamento. 
Tenham um ótimo fim de ano e boas festas!
Beijão da Pati.

03 dezembro, 2012

ARTIGO: produtos e técnicas que nós amamos... E o que vem por aí?

Queridíssimas,

Chegamos ao nosso último artigo do ano!
Como o tempo passou rápido! Este também o último post relacionado à tendências no scrap.

Passemos às técnicas mais usadas recentemente.

  • Misting / Uso de tinta spray:
Já faz um tempo que a tinta spray é a queridinha de 9 entre 10 scrappers atualmente! Mas também, é tão versátil que seria impossível isso não acontecer! Isso é tão verdade que até lançaram alfabetos e enfeites especiais só para receber tinta, carimbeira, etc. Além disso, a técnica do spray é muito fácil de realizar e criar efeitos fantásticos pelo uso de estêncils e máscaras.
by Ana Paula Leal
by Geralyn Sy para Studio Calico

Vejam outros exemplos aqui:


  • Técnica ombré:
Consiste em criar o efeito degradê no fundo dos layouts ou mesmo em enfeites,, alfabetos, etc. Veja como criar o seu!


Aqui alguns projetos inspiradores:
de Re Moni para Pink Paislee


Veja outros projetos aqui:

  • Mixed Media:
O mixed media veio com tudo! Seja em projetos inteiramente baseados nas técnicas do mixed media, ou como partes de projetos, como por exemplo, enfeites que dão um toque todo especial à todo o projeto.
Essencialmente podemos dizer que o mixed media é uma técnica artística baseada na junção das mais diversas técnicas e materiais com o maior grau de liberdade imaginavel. Então quer dizer que tudo pode? Sim, desde que o resultado seja harmonioso! Ou não, caso a expressão do seu sentimento no momento, não seja harmonioso! hehehe
Vejam alguns exemplos:
Tela com toalha rendada: tutorial
O tema foi discutida nesses artigos da Olímpia:
Olhem que interessante essa galeria: http://www.trendhunter.com/slideshow/mixed-media-art

  • Colorblocking: pela tradução literal, significa blocos de cores. Apesar de ser um termo relativamente desconhecido na moda e na decoração, é um termo bastante antigo no scrapbook.
Quando comecei com o scrapbook, em 2006, já era um termo conhecido e basicamente consistia em combinar de modo harmônico os diversos blocos de cores que formavam o layout de scrapbook. Vejam o exemplo no vídeo abaixo:

Confesso que sempre tive dificuldade em entender esse conceito do color blocking, mas segundo algumas dicas da moda e da decoração... Devemos escolher de duas a três cores fortes, impactantes, mas que combinem entre si (ver roda de cores, se necessário) e usá-las juntas.



A Tati Pereira também fez um layout que com estrutura em blocos que também me lembra essa técnica e que tem tudo a ver com a tendência de fazer layouts em blocos por causa dos plásticos protetores (Project Life):
  • Camadas e mais camadas:
A ordem é incluir muitas camadas! Muitas! Para destacar e agregar mais interesse pela combinação de diversas cores e padrões.
by Catarina Monguilhot

Algumas dicas, comece pela foto e use um tapete neutro que possa "conviver" com as diferentes cores, padrões e materiais que serão incluidos. As camadas podem ser, além de papéis de scrapbook, tinta spray, carimbos de fundos ou tipográficos, rendas, papel vegetal, papel rendado (lace), colagem, rubbons, washi tape, entre outros.
by Re Moni

Comece da camada superior e vá compondo as camadas inferiores ou das camadas inferiores até chegar à superfície (normalmente essa abordagem inicia com a preparação de um fundo mais artístico) e por fim, inclua muitos enfeites.
by Maisa Mendonça

Vejam o que as meninas aprontaram qdo a Maísa propôs um sketch baseado em um fundo trabalhado: http://scrapentreamigasblog.blogspot.com.br/2012/08/desafio-maisa-mendonca-sketch-12.html
Leia mais aqui: http://debbiehodge.com/2010/04/ideas-layering-scrapbook-pages/
  • Diecutting: recortes prontos ou realizados manualmente ou com máquina
O sucesso que a máquina Silhouete Cameo vem fazendo é gigantesco e por esse motivo algumas tendências também foram lançadas, como o crescimento do uso de títulos recortados a máquina ("abalando" um pouquinho o reinado dos alfabetos adesivos), e também o uso de espaços negativos resultantes dos recortes.
by Maisa Mendonça

Uhmmm então vc não tem uma Silhouete... Então não se preocupe! Olha que fofo! Só precisa de um pouco de paciência!

Já que falamos dos die cuts, vamos entrar na sessão produtos! Para iniciarmos essa sessão, veja a série Products You Love Every Each Way da Two Peas.

Quando falamos em produtos da moda, o que é que tem vem primeiro a mente?

Mais inspiração aqui: http://pinterest.com/getitscrapped/technique-die-cuts-negative-space/
  • Washi tape:
Uma fita adesiva com base em papel que rasga fácil, transparente e com capacidade adesiva fraca... Tinha tudo para ser um fiasco, né, mas tornou-se o top favorito de quase toda scrapper! Eu entre elas! Quero colocar washi tape em tudo e acabo estragando o efeito final de tanto exagero! hahaha

Me xinguem, mas toda scrapper devia ter pelo menos esse, pq é a coisa mais fofa do mundo! hehehe

Inspiração para vcs:

Lisa Truesdell usando como linha para seu journaling!

Lisa Truesdell usando como background!

Tem um vídeo da Shannon Tidwell desse layout
O vídeo a seguir não é sobre washi tape, mas a Lisa Truesdell usou tantos pedacinhos pequeninhos de papel, que logo imaginei que poderíamos usar muita washi tape num layout assim! heheh
Quer mais inspiração? Vão aqui, tem centenas de idéias! Mais aqui.




  • Bloco de papéis 6x6 ou 15cm x 15cm
  • O papéis com formato 15 x 15 cm estão muito em alta pelo custo benefício que oferecem, ou seja, todos os padrões existentes na coleção, em menor escala e se encaixa perfeitamente nos projetos em moda atualmente, ex. project Life, mini livros, produtos como Smash, snap, daybooks, são fáceis de armazenar, evitam disperdício de matéria prima e são perfeitos para fazer seus próprios cartões, tags, journaling cards, etc.
    Veja algumas comparações feitas em relação ao tamanho da padronagem:
    Aqui super glitter girl nos ensina dicas sobre como usar os blocos:
    Um pouco mais com Jen Gallacher:
    Agora vejam alguns projetos maravilhosos feitos com o uso dos papéis nesse tamanho.
    By Michelle Clement - tutorial
    by Kay para Simple Stories
    by Corrie Jones para American Crafts
    by Corrie Jones para American Crafts

    Quer aprender a usar os blocos 6 x 6? A Lisa Truesdell ensina 12 modos diferentes!








  • Bits and pieces: tags, journaling cards, die cuts, bottons (flair), lantesjoulas, envelopes e saquinhos transparentes (glassine envelopes), doilies, bakers twine, etc:

  • Temos uma infinidade de produtos que ou vc compra pronto ou que vc mesma produz. Vou mostrar alguns exemplos de uso a seguir.

    banners em tecido, adesivos e die cuts. Fonte
    Vejam q interessantes esses envelopes semi-transparentes, lantejoulas e os quadradinhos transparentes!
    Círculos de carretel (spool wheel),bakers twine e coraçoes por Nanci Damiano
    Setas, números de bingo, adesivos (de silhoueta, muito em alta tb), relógios by Andrea Russo

    • Papel vegetal:
    O papel vegetal voltou a moda com tudo e esse papelzinho de nuvem aí embaixo é muuuiittooo fofo! Sua transparência velada ressalta detalhes delicados, mas também suaviza padronagens e cores vibrantes, atuando como uma camada q acrescenta romantismo, um toque de suavidade e interesse.

    Veja alguns usos aqui:
    by Renata Moni
    Booommmm, provavelmente me esqueci de algo! Se eu me lembrar, depois volto.

    Mas antes de ir vou deixar alguns links que tratam do assunto tendências:

    E aí? Alguém se arrisca a prever quais serão as próximas tendências?

    Vou dar alguns chutinhos leves... hehehe
    Cores: tinha pensado em verde e lilás, mas vejo que a tendência de cores bem fortes vai ficar mais forte ainda
    Vejam uma interpretação brasileira para as cores do ano da Pantone. Gostei muito desse azul escuro em tom violáceo, que

    Padronagens: Pensem em estampas grandes e vibrantes, pois bem, todas as padronagens seguem essa tendência, então teremos florais, botânica, geométricos (círculos e listras principalmente, mas ainda tem chevron), tribais, pinturas (ainda ombré) e colagem de diversos padrões.
    Alguns exemplos de produtos que já são influenciadas por essas padronagens:
    • Ikat: técnica de pintura que baseia-se no tingimento de tecidos, parecido com o tie-die. Ikat deriva da palavra indonésia "mengikat" que significa tingir.
    By Crate Paper -coleção Acorn Avenue
    Crate Paper - coleção On Trend


    Olhando assim esse carimbo parece estranho, mas vejam só uma criação:



    • Africa: por enquanto encontramos na indústria do scrap somente estampas de zebras, onças... mas há uma referência para que o grafismo africano também seja incorporado. 


    Heidi Swapp na CHA 2012: ela é realmente muito antenada, pois já nessa coleção, além das estampas de animais e chevron, o papel floral já possui um escala maior!
    Crate Paper - coleção On Trend




    • Sobreposição e colagem de estampas: mistura de diversas estampas chamativas! A idéia aqui é menos um patchwork e mais um "conflito" de estampas. Um verdadeiro desafio para as scrappers não? Mas se seguirmos a linha do que a Michelle Clement fez com o uso dos papéis 15 x 15, tudo vai se tornar mais fácil né? hehehe
    Basic Grey

    Veja como usar essa tendência aqui: http://debbiehodge.com/2012/09/pattern-mashup/

    • Círculos: círculos são um clássico, estão em todas as coleções, mas para o ano de 2013 estão em formato e disposição mais irregular, mais livres.
     
    Máscaras by Prima Marketing

    Basic Grey


    • Florais poderosos: principalmente em grande escala. 


    Papéis Crate Paper - coleção Acorn Avenue
    Crate Paper - coelçao On trend

    Olhem que interessante esse kit, floral, botânico... grafismos meio africanos... não sei, achei bem dentro do que estão propondo nas tendências para 2013... hehehe
    Artístico: aqui incluo as tendências "Brushed Market Expression", Ombré. Nessa tendência acredito que continue as técnicas artísticas que vemos em 2012.
    By Crate Paper - coleção Acorn Avenue
    Qdo vi o projeto abaixo pensei, isso tem cara de 2013... hehehe Numa base artística pronta, elementos de floresta, geométricos, enfim, td junto...
    • Cenários e fotografias: lembro-me de várias empresas produzirem papéis com cenários ou fotografias. Vou colocar aqui alguns exemplos, mesmo que antigos:
    Imgs: Sassafras Lass, Basic Grey e Echo Park.

    Exemplo de layout:


    Para ver todas as previsões da Pattern Bank cadastre-se para receber o pdf no email: http://patternbank.com/wp-content/plugins/email-before-download/download.php?dl=7072d374315c8bd3eff9f17373e1921e

    Bommmm, como sempre falei demais! Deixei de abordar aqui algumas padronagens como o geométrico, mas vcs já tem visto muito sobre isso por aí, não é verdade?

    Espero que tenham gostado!
    Feliz natal e excelente ano novo para todos!

    P.S. Agora vi que esqueci de falar dos plásticos protetores tão amados ultimamente (principalmente por causa do project Life...) Farei outro post, mas acho que no meu blog tá. Bjss