30 agosto, 2011

ARTIGO - Sueli Suga - Efeitos e técnicas para fotografia

Olá!! td bem com vcs?
Esse é meu primeiro artigo aqui no Scrap entre Amigas! E... q responsa né, gente! Estou ansiosa pelo feedback de vcs com comentários, sugestões, críticas e tudo mais!
Então, o tema desse artigo é: Efeitos e técnicas para trabalhar sua fotografia!

Dar dicas sobre o que fazer com suas fotografias num blog que tem essas fotógrafas sensacionais parece até covardia né, mas... talvez essa seja mesmo a intenção... eu não sou fotógrafa e tenho um conhecimento mínimo do mínimo sobre fotografia e máquinas fotográficas, então... pensei que talvez dar umas diquinhas sobre como trabalhar com fotos normais, que tiramos no dia a dia de nossa vida, seja uma uma forma de ajudar as fotógrafas de família como eu, a fazer um scrapbook aceitável daquele momento que tanto marcou nossa vida e nossos corações!

Na verdade esse post começou com dicas sobre como arrumar alguns erros de execução de projeto, mas foram surgindo tantas coisas interessantes que pensei que um post só sobre como trabalhar a fotos seria bem legal! No próximo post eu falo sobre o resto, ok!

Esse artigo iniciou com o curso que a Karen Grunberg ofereceu gratuitamente no Big Picture Classes chamado Embrace Imperfection, que foi simplesmente show, mas no decorrer das pesquisas... tomou outro rumo!! ;-)

Achei um artiguinho interessante no Get it Scrapped sobre 4 perguntas a fazer antes de fotografar! hehehe Vale a leitura!

Vamos as dicas?

Enfim, o q fazer qdo a foto está desfocada, pequena demais, a cor da foto não combina com o projeto, está mal enquadrada ou o fundo não ajuda, mas é aquela foto única, de um momento muito especial? Ou ainda, o que fazer qdo vc quer dar um super destaque na sua foto?

• Não utilize a foto: (??? hehehe) A maioria das pessoas não faria uma página sem uma foto, mas você sempre terá esta opção. Você ainda pode contar a história e ainda usar os enfeites. Você pode até mesmo criar um quadro vazio e colocar "a foto vai aqui" para simbolizar a ausência de uma foto. Você pode escrever sobre como você não conseguiu uma boa foto sobre aquele momento, etc.
As vezes a gente só quer falar né... ou só desenhar... Art journal tem muito disso... Olha que lindo esse LO da Karen Grunberg com "somente" texto e embellies!

Caso vc ainda não tenha revelado a foto, a primeira edição que devemos fazer é criar uma cópia da original. Sim, parece óbvio, mas eu mesma já perdi fotos originais que gosto muito pq editei e não consegui mais desfazer a edição! Além disso perdemos a oportunidade de fazer outros tipos de cortes e efeitos na foto por esse motivo! aiaiaiai

• Edite a foto: tá bom... confesso, quase nunca faço edição de fotos de verdade, normalmente só mexo no contraste e no brilho da foto.... hehehe mas para quem tem paciência para isso, alguns tutoriais de photoshop e softwares gratuitos ou já instalados no computer.

 
  • Edição de foto no Picnik: esse não tem tutorial, mas é muuiitttooo fácil! Já arrumei muita foto pequena, coloquei filtros, tudo de bom!

Por exemplo, tirei a foto do layout da Anne bem torto e usando Picnik eu consertei ela!! hehehe
De:
Para:

  • Instagram: essa é para quem tem iPhone! É uma das febres da scrappers hj em dia! ;-)
Exemplo by instagram-maníaca Dan Marques! Eta minina antenada sô! hehehe Showww né!
  • Photo booth: outra febre do momento! Leiam o maravilhoso artigo da Cela Branco e vejam a lindeza criada pela Cá Mendes!


• Corte a foto: tb é básico né? Para mim nem tanto assim, comecei pelo começo mesmo, lendo sobre a regra dos terços e tudo mais.

Publiquei algumas dicas sobre como fazer o crop da sua foto no meu bloguito, dê uma olhadinha... só desculpem pq algumas fotos sairam do ar... http://eraumavezscrap.blogspot.com/2009/06/como-fazer-o-crop-da-sua-foto-cortar.html

Para não copiar todo o conteúdo daquele post, destaquei alguns links interessantes sobre composição de fotos:


Converta para preto e branco:  Um truque comum para lidar com as fotos muito coloridas ou projetos muito coloridos, ou ainda que a cor não combina com o projeto. Uma foto tirada dentro de casa em uma situação incomum de luz pode facilmente sair muito vermelha ou muito verde. Se você converter aquela foto em preto e branco, ainda não será perfeito, mas se você experimentar poderá se surpreender com o resultado.
Olhem que layout maravilhoso da Maísa! hehehe Não é a toa que ela foi eleita a scrapper do ano pela revista EntreArtistes! ;-)

 Fica até meio ruim colocar um layout meu depois do dela, mas... hahaha é só para ilustrar o uso de impressão de foto pb em transparência.
Imprimi a foto bem grandona numa transparência para dar destaque mas tb aparecer o papel desbotado embaixo e dar contraste com os embellies coloridos.
Imprima sua foto em papel estampado: é uma peninha, mas a Lucy Edson anda meio inativa no scrap... ela é muito criativa e sempre publicava tutoriais maravilhosos! Dentre eles destaco esse aí de imprimir a foto em papel de scrap.


Printing photos onto patterned paper by Lucy Edson:

 
Transfira a foto para tecido: existem pelo menos duas técnicas, uma que usa fita adesiva grossa e a que usa impressão de foto em papel ou transferência e gel medium ou esse produto que a Cristina Botallo usou.

Se você tem várias fotos e todas elas são imperfeitas, você pode torná-las menores e usar mais delas. Desta forma o que interessa mais é a história contada pelas fotos do que a perfeição técnica de cada foto.



Nossa, hj em dia se usa muito fazer fotocolagem, principalmente naqueles LOs que resumem um mês do ano... veja um exemplo da Nichol Magouirk.

Olha esse LO da Anne Sereguetti! Não é fofo demais?

Outro exemplão by Maísa Mendonça!

Agora vamos trabalhar com as fotos que vc já revelou ou imprimiu:
A primeira coisa que eu faço é passar carimbeira na borda da foto para não ficar aquela bordinha branca da gramatura da foto... hehehe Dica da Megui numa aula que participei e acho sim que faz toda a diferença no projeto!

•Use moldura ou um mat que destaque: nem sempre uso moldura, mas sempre coloco tapetinho para foto numa cor vibrante... hehehe Olha os exemplos da Olímpia! ;-)
Tapetinho que parece moldura:
Moldura:
A Nati Curi usou gesso acrílico para emoldurar a foto! Ficou lindão né!

 A Karla Juliana desgastou (distressou) o tapetinho, mas tb poderia fazer direto na foto! Apesar da técnica ser um pouco rústica, ficou muito delicado!

A Renata Watanabe usou repetição de foto e moldurinha de foto polaroid (outra tendência)! Q fofo!! hehehe
Aqui a Karla Juliana repetiu a foto, mas usou uma pb e uma colorida! Legal né!
Cubra os espaços que não quer mostrar: Se a foto impresssa tem uma parte queimada ou borrada, ou há elementos de fundo que distraiam o leitor, ou ainda a foto tenha um grande espaço para passear os olhos, você pode habilmente cobrir essa parte com um enfeite, o título, uma transparência, ou algo que te pareça adequado. Se há partes brancas na foto, você pode escrever seu journaling nessa área, e dar a impressão que isso foi feito de forma deliberada.
 Amo essa foto que minha irmã tirou, mas achei que tinha um pouco de espaço sobrando nela, então coloquei o texto do título em cima da foto. AMO fazer isso!

Essa foto está bonita sim, fui eu q tirei mal a foto do LO... mas tem bastante espaço sobrando, concordam? Então o que fiz foi encher o cenário de rubbons de robozinhos! hehehe
Nesse layout coloquei título em cima, muitos retalhos de papel, figuras recortadas e bordas de chipboard.

• Corte o desnecessário: corte sua foto de maneira que destaque só o que vc quer e o interessante é que também muda o tamanho da foto, saindo um pouco do padrão 10x15.
Todas as fotos desse LO era 10x15. Agora olhando, acho que devia ter cortado mais, mas... já está feito! hehehe

Recorte ou rasgue sua foto!  bem legal esse efeito! Olha só o LO que a Camila Mendes fez, ficou shhoowww de bola! Sou fã! ;-)
Aee, eu sabia que ia achar um exemplo de projeto com foto rasgada! é da Lya Lilith que participou do desafio 5: Tearing pictures de um antigo blog chamado Inspired by Amelie! Pena que o blog acabou... era tão legal...
Escreva ou desenhe sobre a foto! eu procurei, procurei muito mesmo a foto do projeto original da Anne Sereguetti, mas a única fotinha que achei para ilustrar foi...

Só me restou a opção de fotografar o projeto que fiz com o kit dela.


Sobre o desenho, vou colocar o link de um layout da Vivi Amaral que está no Flickr e como a configuração está para não copiar, então lá vai o link de exemplo! Ela desenhou um monte de bolinhas para preencher um espaço na foto e achei o máximo!

Faça cenários! Olha só, tem um artigo maravilhoso da Kátia Heringer no Guia do Scrapbooking! Espiem lá as dicas e vejam a produção linda dela!


Use técnicas artísticas: lixe a foto, passe carimbeira nas beiradas, borrife água sanitária, lixe com uma superfície em relevo por baixo para dar textura, carimbe, enfim transforme sua foto!

Selecionei dois vídeos da Milliande que mostram várias técnicas sobre como alterar uma foto! Muito bom mesmo! Meu único problema é que eu costumo não gostar muito do resultado final dos trabalhos dela... hehehe Acho um pouco bagunçado... mas ela é ótima, artista de mão cheia e muito generosa pq sempre publica vídeos tutoriais! ;-)

How to Alter a Photo - Altered Art Mixed Media Style with Milliande

How to Alter a Photo - Altered Art Mixed Media Style with Milliande Part 2


Olha que LO mais artístico, é da Irene Tan! A foto foi convertida em pb, carimbada, costurada, pintada, e vários elementos colados em cima do projeto! Shoowwww.
Olha esse da Solange Marques, foto pintada e background todo pintado e carimbado. Acredito que ela usou gesso acrílico nesse projeto.

• Faça emboss na sua foto: idéia by Irene Tan. Se não me engano vi um tutorial no Guia do Scrapbooking e cia. Emboss seco feito com plaquinhas.
Ela também sugere o emboss quente com pó de emboss, vejam o efeito!
• Recolorir foto pb manualmente: Olha eu sei que vi essa dica e tutorial em algum lugar, mas não estou lembrando onde! Se não me engano era da Ana Paula Leal! Como ainda não achei o LO certinho, estou colocando o da Aninha, que achei no blog dela. Ela coloriu com aquarela, mas parece que já vi colorindo até com sombra de olhos! hehehe
• UTILIZE a foto como ela está: sabe qdo vc tentou de tudo para melhorar uma foto, mas ela ainda está com problemas? Então, use a foto assim mesmo, afinal, o que importa é que vc registre todas as emoções que estão fluindo no seu coração!
Bom... Por hj é isso! Bom scrap para vc! Bjks e espero que tenham gostado!

-P.S.1 Achei um artigo no Scrap Diary sobre o que fazer com a foto que é um pouco antigo, mas vale dar uma lidinha pq tem algumas idéias interessantes!
-P.S.2 Artigo do Get it Scrapped q é tb fala sobre qdo deixar a foto sem cortar.
-P.S.3 - Outro artigo muito bom sobre como integrar a foto ao base (background) no Get it Scrapped! E... falando nisso, vou só postar um projetinho da Fernanda Argoud que sempre faz isso de forma artística! Show né!




Photo to canvas Transfer using oil pastels, watercolors and pigma micron pens from Sakura


One minute technique: tape transfer by Julie Balzer


• Altere o tamanho:

25 agosto, 2011

REPORTAGEM - Scrap Nana

Olá meninas!
Voltamos para mostrar para vocês mais uma loja muito charmosa e agora no Rio de Janeiro, e quem conta um pouco mais sobre a loja é a Ana Ferreira ou Aninha, que tivemos o prazer de conhecer eu Karla Juliana, Maisa Mendonça e Renata Watanabe que participamos do evento organizado pela Aninha e pela Lucia Joia que foi o scrap 4 you + Celine Navarro na cidade maravilhosa.
A SCRAP NANA é uma loja especializada em venda de materiais e produtos de Scrapbooking, localizada no coração do Rio de Janeiro, em Copacabana.
Nosso ambiente é acolhedor e os clientes que aqui chegam saem satisfeitos com o que lhes é proporcionado. Paixão pelo scrap, projetos maravilhosos, beleza e criatividade!
A Aninha veio contar um pouquinho da loja:

1- Como surgiu a loja e como foi a escolha do nome?
A Loja surgiu num verdadeiro momento de loucura!!!! A idéia aconteceu em setembro de 2008 e em novembro de 2008 não tinha mais um espaço livre na minha casa! Todos os materiais já tinham chegado e em 08/12/2008 inauguramos a loja.O nome veio de algumas associações de Scrap + Ana, misturado com meu email particular (nanahana) então chegamos a conclusão de que Scrap Nana seria uma boa opção.

2- Fale um pouquinho dos cursos e professores da loja?
A loja oferece cursos diariamente de scrapbooking com suas variações. Temos cursos completos com 5 aulas, aulas avulsas, aulas livres, aulas particulares.... E aos sábados temos aulas de encadernação. São ao total 7 tipos de encadernação diferentes. Curso este que no momento está sendo muito procurado, com fila de espera e tudo, pois as vagas são poucas... A Tuanne Monteiro fica responsável pelos cursos de Scrapbooking e eu fico responsável pelos cursos de Encadernação.
3- Resuminho sobre sua trajetoria com o scrap.
Minha trajetória não é nada especial!!!! Comecei a fazer scrap em 2006, mas nunca fui dessas scrappers de fotografar cada LO, de publicar em galerias. Adoro fazer aulas, estar em crops, ficar entre amigas. Também nunca fui fissurada em comprar materiais que acabaram de ser lançados!!!! Sou simples, em todos os sentidos! Aí fiquei um pouquinho mais conhecida com a loja, e organizando alguns eventos com a Lucia Joia.
Na foto Lari, Celine, Simone, Lucia Joia, Me e Aninha.

A Loja está de portas abertas para receber vcs!
Para acessar o blog da loja Scrapnana clique aqui. Para conhecer o blog scrap carioca da gema clique aqui e ver como o evento foi tudo de bom.
Ana agradecemos sua participação aqui no blog.
E olha que lindo e recheado o kit que a Ana separou para quem ganhar o desafio do sketch da Maísa então vocês não podem perder.
Você nao vai ficar de fora, vai?

20 agosto, 2011

AMIGA CONVIDADA - Tania Martyns

Olá meninas
Hoje começamos com mais um post que será fixo por aqui onde sempre iremos convidar alguém para vir aqui contar um pouquinho sobre sua relação com o scrap enfim e trazer uma dica ou um pap para compartilhar com vocês.
E para nossa inauguração convidamos uma amiga mais que especial e mega talentosa a querida Tania Martyns:
E vamos conhecer um pouquinho:

Local : Gravataí– RS 
Idade : 39 anos
Profissão :atualmente scrapper ,mas já fui Produtora de TV.
Signo : aquário 
Música do momento : gosto de muitas músicas ,mas neste momento a música Suspicious Mind – Elvis Presley
1 sonho :são tantos os sonhos ,tem os sonhos de mãe que quer ver os filhos felizes ,tem os sonhos de scrapper ,tem os sonhos pessoais ...e um deles é o de conhecer a Grécia .
1 cor : azul turquesa “Amo”,rsrsr.
1vício : eu não fumo e não bebo ,mas o meu vício é café ,não vivo sem !
1 frase : Tenho em mim todos os sonhos do mundo – Fernando Pessoa
1 filme : são tantos ...gosto de todos os gêneros !
1 livro : Comer ,rezar e amar de Elizabeth Gilbert .
1 material : eu amo todos os materiais de scrap !adoro materiais alternativos ,tenho uma queda por papelão ,kkk.
1 inspiração : são tantas ...a vida ,as cores ,as texturas ,os papéis ,as fotos ...
o scrap para você : uma escolha de vida , um prazer , um caminho inspirador !

Pap :
O meu pap/dica é a de usar o papel micro-ondulado para fazer a  base dos projetos. Este papel se encontra facilmente em qualquer papelaria e em várias cores ,para este projeto eu usei o papel micro-ondulado kraft .

1)      Recorte o papel no tamanho 30,5 x 30,5 ;
2)      Pinte com pincel ou esponja todo o papel (eu usei tinta acrílica branca fosca ) e espere secar, você pode acelerar a secagem usando aquecedor de emboss ou secador de cabelo;
3)      Passe a dobradeira sobre a textura do papel ,para deixar o papel com o menos de volume possível ,assim você terá um papel com textura e com um efeito desgastado ;
4)      aqui você pode observar como ficou o papel ;
5)      eu usei um lace para fazer uma máscara ,passei Distress Ink com uma esponja ;
6)      fica um efeito lindo e suave ;
7)      o papel ondulado é muito “mole” ,eu costurei ele sobre um cardstok comum .
8)      agora é só decorar sua página .
Espero que tenham gostado da dica .
Tania queremos muito agradecer a sua participação por aqui, você é uma pessoa muito talentosa e que merece muito mais por aí, nós aqui estaremos sempre torcendo por você.